Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Municípios de Santa Cruz e Albergaria-a-Velha (Portugal) assinam acordo de geminação

Pedra Badejo, 27 Mar (Inforpress) – O município de Santa Cruz, no interior de Santiago, e sua congénere Albergaria-a-Velha, Portugal, assinaram hoje um acordo de geminação que os possibilitam trabalhar em programas de intercâmbios social, desportivo, educativo, turístico, cultural, e sobretudo empresarial.

O acordo foi rubricado no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Santa Cruz, pelos presidentes das câmaras municipais de Santa Cruz e Albergaria-a-Velha, respectivamente, Carlos Silva e António Loureiro.

Na ocasião, o autarca santa-cruzense explicou que o acordo, que se enquadra no âmbito da comemoração dos 50 anos do município, a ser assinalado no próximo dia 29, e do Dia da Mulher Cabo-verdiana, celebrado hoje, vai permitir que os dois municípios passam a ter um “relacionamento familiar”.

Por isso, avançou que o concelho que dirige pretende, através dessa cooperação descentralizada, trazer as experiências, os conhecimentos e as boas práticas desse município português em todas as áreas, sobretudo nas de saúde, turismo, cultura, ambiente e empresarial.

E tendo em conta, que segundo ele, o município de Santa Cruz ambiciona se tornar num pólo empresarial, disse acreditar que esse acordo, ora assinado, vai ajudar esse município essencialmente agrícola na implementação do projecto “central de compras” que contempla um mercado abastecedor, um parque industrial, e um pavilhão para a realização de feiras de banana.

Se tal acontecer, Carlos Silva garantiu que se vai criar um nicho empresarial à volta desse projecto, visando dinamizar a economia local e garantir um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Por sua vez, o autarca português António Loureiro disse que vê nesse acordo a partilha de experiência entre os dois municípios, tendo manifestando a intenção de trazer empresários desse concelho português para investir em Santa Cruz e vice-versa.

FM/CP

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos