Municípios acolhem mega evento “MexiMexê Cabo Verde” para assinalar retoma das actividades desportivas

Cidade da Praia, 30 Jan (Inforpress) – O Instituto do Desporto e da Juventude, através do Programa Nacional de Actividade Física e Saúde, realiza hoje um mega evento, “MexiMexê Cabo Verde”, para assinalar a retoma das actividades, físicas e desportivas, no contexto da covid-19 no País.

Este mega evento, segundo explicou à Inforpress o presidente do IDJ, Frederic Mbassa, visa dar continuidade ao Programa Nacional de Actividade Física e Saúde “MexiMexê” e promover hábitos saudáveis em todas as faixas etárias.

“Nós estamos num contexto de pandemia e sabemos que a actividade física e o desporto têm um condão de elevar a imunidade das pessoas, e que feito de forma seguro e correcta, poderá ajudar a combater também este vírus, daí que tomamos a decisão de, em conjunto com as câmaras municipais, organizar o mega evento de colocar Cabo Verde a mexer”, informou.

O mesmo visa ainda “colocar Cabo Verde a mexer” e mostrar os benefícios de um estilo de vida activo, para a saúde e bem-estar psicossocial de cada indivíduo, principalmente neste momento que se vive da pandemia da covid-19.

Este mega evento será realizado, em simultâneo, em todas as ilhas em estado de contingência, excepto Cidade da Praia, que assim como São Vicente, única ilha em estado de calamidade, vem registado um aumento do número de infecções pelo novo coronavírus.

“Em São Vicente não faremos esta actividade por estar em estado de calamidade e também em articulação com as autoridades sanitárias decidimos não fazer aqui na Cidade da Praia e deixá-las para uma próxima oportunidade porque este é um evento para dar continuidade”, explicou.

Estão previstas actividades como caminhadas, aulas de aeróbica, campanha de informação e sensibilização, feira de saúde e demonstração de várias modalidades desportivas, nomeadamente atletismo, basquetebol, boxe, karaté, teqball, futebol, ténis de mesa, Judô, natação, surf, vôlei, entre outras.

O IDJ informou ainda que o “MexiMexê Cabo Verde”, coordenado pelas câmaras municipais, será realizado com todas as orientações das autoridades sanitárias, através do cumprimento das medidas de prevenção contra a propagação do covid-19, nomeadamente o distanciamento social, higienização, e o uso obrigatório de máscaras para todos os participantes destas actividades.

O evento conta com o apoio da Direcção Nacional da Saúde, Delegacia de Saúde, Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, e a Polícia Nacional.

O presidente do Instituto do Desporto e da Juventude, Frederic Mbassa, marcará presença no evento no município de Santa Catarina de Santiago.

De recordar que no passado dia 15, o Governo decidiu pela retoma das actividades desportivas no arquipélago, mas sem presença dos adeptos, e definiu vários níveis de risco para cada modalidade e, conforme o grau de risco, a regra é a realização de teste.

AM/JMV
Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos