Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo receberá em 2018 investimento no saneamento à volta dos 750 mil contos – autarca

 

Porto Novo, 23 Ago (Inforpress) – Porto Novo, em Santo Antão, receberá, a partir de Janeiro de 2018, investimentos para o saneamento à volta dos 750 mil contos, visando a resolução dos “graves problemas” de que este município ainda padece, nesse domínio.

O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, disse ter “garantias” do primeiro-ministro e do ministro das Finanças de Cabo Verde de que “já há luz verde” para o financiamento, por parte do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD), de um pacote de investimentos, na ordem dos 750 mil contos para este concelho, no domínio do saneamento.

Este financiamento, que visa resolver o problema de esgotos e de tratamento de águas residuais no Porto Novo, faz parte de um pacote mais alargado para Santo Antão, estimado em um milhão e 200 mil contos, para projectos ligados ao saneamento e água.

“Esta é a maior conquista do município do Porto Novo nos últimos tempos”, regozijou-se o edil portonovense, para quem a montagem de uma nova rede de esgotos, que abranja toda a população, e a instalação de uma estação de águas residuais (ETAR) constituem “os maiores desafios” que se colocam, nesta altura, a este concelho santantonense.

Cerca de 40 por cento da população no Porto Novo não tem ainda qualquer cobertura em termos de esgotos, uma situação que não abona a favor deste município, que se quer atractivo e ambientalmente saudável, avançou o autarca, augurando desejos de que, já em 2018, os problemas do saneamento por que passa esta autarquia estarão resolvidos com os investimentos em carteira.

O primeiro-ministro , Ulisses Correia e Silva, já tinha informado, aquando da sua estada em Santo Antão, em Junho, que o Governo teria em preparação um programa de água e saneamento para Santo Antão, a ser submetido ao Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (BADEA), para financiamento.

JM/JMV

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos