Município da Praia reforça técnicas de micro-jardinagem numa formação em Senegal

Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) – Cinco técnicos do Município da Praia participam numa formação em micro-jardinagem que decorre em Dacar, Senegal, de 24 a 28 de Abril, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agriculturas (FAO).

A formação de formadores do projecto-piloto de implementação e desenvolvimento de micro-jardinagem, de acordo com informações da FAO na sua página oficial na internet, que é o promotor do evento, contempla, também, as cidades de Dacar e de Douala, nos Camarões, através da iniciativa “Cidade a Cidade” no âmbito da cooperação Sul-Sul.

O objectivo do encontro, conforme a mesma fonte, é de “fortalecer” a capacidade dos municípios, visando favorecer a emergência de uma agricultura “autónoma, eficiente e sustentável”, através do micro-jardinagem, sendo que o curso, também permite aos participantes adquirir capacidades técnicas da nesta área que vai ser replicada nas suas respectivas cidades.

A reunião realizada no Centro de Formação e Demonstração (CFD), reúne 20 participantes das três cidades, representantes da FAO de Roma (Itália) e Dacar, integrados por especialistas em micro-jardinagem, segurança alimentar, nutrição e questões ambientais.

A FAO explicou que as cidades africanas são afectadas por um aumento rápido da sua população e de alta urbanização, causando em muitos países, especialmente ao sul do Saara, um aumento da pobreza urbana e, consequentemente a insegurança alimentar e nutricional.

Para resolver este problema, a FAO, através da cooperação Sul-Sul, desenvolveu a iniciativa “Cidade a Cidade” que tem merecido apoio de instituições, governos e organizações locais na África subsaariana, que querem ter as suas cidades e regiões mais interligadas e sistemas alimentares urbanos mais seguros, mas também fortalecer a segurança alimentar e nutricional.

Neste âmbito, que a FAO assinou um protocolo com a cidade de Dacar sobre a expansão da tecnologia de micro-jardinagem na cidade em Dacar, tendo depois as cidades da Praia e de Douala expressado a interesse em aplicar a iniciativa.

DR/AA

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos