Mundial de Andebol: Atletas acusados positivos à covid-19 serão submetidos a novos testes para deslocação ao Egipto

Cidade da Praia, 14 Jan. (Inforpress) – Os dez integrantes da selecção cabo-verdiana de andebol, infectados com covid-19 em Portugal, serão este sábado submetidos a novos testes, para eventual deslocação ao Egipto, para se juntarem à comitiva crioula no 27º Campeonato do Mundo.

Para saírem de Portugal a fim de se juntarem à selecção no Egipto, os seis jogadores infectados, assim como o treinador principal, um dos treinadores adjuntos, um fisioterapeuta e um membro federativo, que se encontram confinados num hotel em Nazaré, terão, obrigatoriamente de acusarem negativo ao novo despiste ao PCR.

Enquanto aguardam, os atletas que se encontram em Portugal contam com o apoio total do Instituto do Desporto e da Juventude, e da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, de forma a continuarem a intensificar os treinos, ainda que individuais, sem quaisquer contactos directos, consoante as normas do rigoroso protocolo sanitário.

Se se acusarem negativo nos testes de sábado, deslocam-se rapidamente para o Egipto, já que o Instituto do Desporto e da Juventude está a trabalhar em parceria com a Federação Cabo-verdiana de Andebol e com agências de viagens especializadas, de modo que consigam ainda chegar a Alexandria a tempo de reforçarem o combinado para o resto das partidas.

O presidente do IDJ, Frederic Mbassa, considerou mesmo natural que haja um ou outro caso, alegando não ser exclusivo da selecção de Cabo Verde, quando se sabe que há uma equipa que já foi substituída neste mundial por causa da pandemia de covid-19.

O jogo de estreia de Cabo Verde com a Hungria, a contar para a jornada primeira do Grupo A, realiza-se esta sexta-feira às 18:30, estando a segunda partida, a ser disputada frente à Alemanha marcada para as 16:00 do dia 17 para terminar a primeira fase no confronto com o Uruguai em jogo que se realiza às 16:00 do dia 19.

Cabo Verde afigura-se como uma das 32 selecções do mundo qualificadas para o 27º Campeonato do Mundo do andebol em sénior masculino.

O Mundial de Andebol 2021 arrancou esta quarta-feira com a vitória dos anfitriões do Egipto frente aos sul-americanos do Chile.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos