Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – Mulheres empreendedoras de Cabo Verde estão reunidas hoje numa cimeira, na Praia, com o objectivo de incentivar e inspirar outras mulheres e meninas a explorar soluções inovadoras e iniciar os seus projectos de negócios através de casos de sucesso.
Esta Cimeira das Mulheres Empreendedoras de Cabo Verde, que decorre no âmbito do projecto “Empoderamento de mulheres e meninas em Cabo Verde: O caminho para o desenvolvimento”, é promovida pela Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), em parceria com a Pró Empresa e a Associação de Mulheres Empresárias de Cabo Verde e Diáspora (AMES).
Segundo a presidente da OMCV, Eloisa Gonçalves, a cimeira visa contribuir para o empoderamento das mulheres na eliminação das desigualdades de género e pretendem que do encontro saia um manifesto para se identificar os desafios, os parceiros, o papel de cada um, novas experiências, novas abordagens dos empreendedores, e que seja um evento anual no sentido de reflectir o futuro.
A cimeira, que teve o financiamento do Governo dos Estados Unidos, reúne mulheres empreendedoras promotoras de micro e pequenas empresas, para divulgação de ideias inovadoras, reconhecimento de casos de sucesso, melhores práticas, promover o ‘networking’ de negócios entre mulheres e apoiar os melhores negócios com prémios e assistência técnica.
Neste evento, segundo Eloisa Gonçalves, serão premiadas as três primeiras classificadas do Concurso de Negócio de Mulheres Empreendedoras e a Mulher Empreendedora do Ano, lançado no mês de Setembro, e que teve a participação de 120 mulheres empreendedoras de todo o país.
A primeira classificada receberá um prémio monetário de 500 mil escudos, o segundo, 300 mil escudos e o terceiro, 150 mil escudos.
Por seu lado o vice-primeiro-ministro, ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, na sua intervenção na abertura da cimeira, disse que é preciso que o Governo e os parceiros privados invistam cada vez mais nos jovens e nas mulheres cabo-verdianas, para que possam criar empregos e gerir rendimento, para fazer com que a economia do país cresça.
Prosseguiu que os jovens e mulheres precisam de oportunidades para empreender e com isto, criar emprego de rendimento.
Por sua vez, o embaixador Jeff Daigle afirmou que é um “motivo de orgulho” para a embaixada dos Estados Unidos ser um parceiro deste evento, para promover uma maior igualdade no acesso de oportunidades para as mulheres em Cabo Verde.
DG/CP
Inforpress/Fim