Mulheres de São Vicente homenageiam antiga cônsul de Portugal do Mindelo Rosália Vasconcelos

Mindelo, 26 Nov (Inforpress) – A antiga cônsul honorária de Portugal e fundadora da Escola Portuguesa do Mindelo, Rosália Vasconcelos, vai ser homenageada no domingo, no Mindelo, por um grupo denominado “Mulheres de São Vicente”, revelou à Inforpress a organização.

A representante do grupo, Etelvina Teque, explicou que o evento acontece num dos hotéis de São Vicente, durante o por do-sol, e terá momentos musicais, de dança e de poesia e desfile de moda tradicional, além de degustação de pratos típicos cabo-verdianosentre eles a cachupa.

Esta homenagem à Rosália Vasconcelos, acrescentou, deve-se ao facto de a mesma ter sido a primeira presidente do concurso “Catchupa d´Maço”, promovido anualmente pelo grupo em São Vicente.

“Tal como fizemos à artista plástica Bela Duarte e à empresária Dona Nhunha, agora é a vez da Dona Rosália, que foi a primeira presidente do nosso concurso e foi a primeira pessoa a assumir espontaneamente como o seu patrono”, afirmou.

Rosália Vasconcelos era Cônsul Honorária de Portugal no Mindelo, mas foi afastada das funções por motivos de doença.

Em Abril de 2017, ela foi condecorada pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelos mais de 25 anos a desempenhar as suas funções, e por tudo o que fez pelos cidadãos portugueses residentes em São Vicente e pelos cabo-verdianos que procuravam os serviços consulares.

Esta homenagem contará com a presença da primeira-dama de Cabo Verde, Debora Katisa Carvalho.

CD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos