Mulheres de Moia Moia e Ribeireta recebem capacitação em gestão de pequenos negócios e empreendedorismo

Cidade da Praia, 19 Out (Inforpress)- O ICIEG realiza, a partir de hoje, 19, acções de capacitação na área de gestão de pequenos negócios e empreendedorismo destinada às mulheres das localidades de Moia-Moia no concelho de São Domingos e de Ribeireta no concelho de São Miguel.

Conforme um comunicado da instituição a que a Inforpress teve acesso, esta acção formativa é  uma iniciativa do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), em estreita parceria com o Programa de Promoção de Oportunidade Socioeconómica Rurais o (POSER).

Assim, a acção de capacitação acontece a partir desta segunda-feira, 19, pelas 14h30, nas duas localidades dos referidos municípios da ilha de Santiago, iniciativa que o ICIEG pretende estender a outras localidades.

De acordo com a mesma fonte, na localidade de Ribeireta a capacitação terá lugar na sede da Associação de Ribeireta, já em Moia Moia vai decorrer no centro comunitário da localidade.

O ICIEG pretende, com estas acções de formação, dotar as mulheres de recursos e ferramentas que posteriormente contribuirão para agregar valor às atividades desenvolvidas pelas mesmas, contribuindo para a melhoria do seu empoderamento económico e consequente saída do ciclo da pobreza.

Conforme explica a nota do ICIEG, a instituição, pretende, por outro lado, aumentar também o conhecimento das mesmas em matéria de empreendedorismo e inovação e elaborar um plano de ação para a sua efetiva implementação nos municípios.

“As atividades económicas desenvolvidas pelas mulheres têm um peso considerável no rendimento das famílias e constituem um potencial real de empoderamento e de promoção de empreendedorismo”, sublinha o ICIEG.

Entretanto, a instituição realça que “apesar dos avanços alcançados por Cabo Verde nos últimos anos, ainda há “grandes desafios” a alcançar para se ultrapassar as situações de privação económica que produzem formas de pobreza e que afeta de forma mais intensa as mulheres”.

TC/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos