Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

MpD “satisfeito” com “avanços e melhorias” no sector da Justiça

Cidade da Praia, 21 Out (Inforpress) – O grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD – situação) mostrou-se hoje satisfeito com os “avanços e melhorias” no sector da Justiça e destacou ainda o “excelente” trabalho que tem feito a Polícia Judiciária (PJ).

A porta-voz do grupo, Filomena Gonçalves, fez essas declarações à imprensa à margem de um conjunto de visitas que aquele grupo fez esta manhã a Instituições ligadas ao sector da Justiça, no âmbito da preparação do debate sobre a situação da Justiça em Cabo Verde.

“Após essas visitas, tivemos a oportunidade de perceber em loco os avanços e melhorias que a Justiça teve e tem estado a ter. Também tomamos pulso dos problemas que ainda persistem”, informou.

Quanto aos problemas, Filomena Gonçalves afirmou que, “com certeza”, estes têm de persistir quando se está a viver num país como Cabo Verde, onde a questão da insularidade prejudica “um bocado” em termos de resultado de investimentos porque tudo tem de ser dividido por nove, o número das ilhas habitadas.

“No caso da Justiça para todas as comarcas”, completou aquela parlamentar, frisando que, do computo geral, o grupo parlamentar do partido que sustenta o Governo saiu satisfeito das visitas, até porque, disse, os deputados viram que há, sobretudo, “muita boa vontade dos operadores da Justiça”.

Filomena Gonçalves referiu ainda que “há uma ou outra reclamação no que se refere aos meios” e exemplificou com o caso do Tribunal de Menores, em que, conforme disse, “uma viatura faria muita diferença”, porque “iria ajudar no combate à morosidade dos processos”.

“Tivemos a oportunidade de ver o excelente trabalho que a Polícia Judiciária está a fazer, sobretudo depois da entrada em vigor da nova Lei em que a PJ ficou ocupada exclusivamente das grandes criminalidades, aliás o efeito é público e notório”, prosseguiu.

A deputada nacional reconheceu também que a PJ tem “alguns problemas” com o pessoal, mas relembrou que foram feitos recrutamentos recentemente.

“Alguns estão ainda em fase de estágio, mas nós acreditamos que a curto prazo teremos efeito desses recrutamentos”, concluiu.

O Grupo Parlamentar do MpD visitou na manhã de hoje as Polícia Judiciaria, a Procuradoria da República junto do Tribunal da Comarca Praia, o Palácio da Justiça da Praia, o Juízo de Família e Menores e a Procuradoria-Geral da República. A tarde está agendada uma vista à Cadeia Central da Praia.

GSF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos