Cidade da Praia, 08 Mar (Inforpress) – A deputada do MpD Antonieta Moreira reconheceu hoje que apesar dos diversos desafios no sector da Saúde, os ganhos registados são “notáveis” e têm colocado Cabo Verde num outro patamar de reconhecimento internacional.
A deputada do Movimento para a Democracia (MpD, poder) fez estas afirmações durante o debate parlamentar deste mês com a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves.
Conforme realçou, o sector da Saúde tem merecido atenção especial dos sucessivos governos que o colocaram no centro das suas prioridades, fazendo com que o País alcance sucessivos ganhos, desde a independência a esta parte.
Lembrou que no Orçamento do Estado para o ano económico em curso, os programas referentes ao sector da Saúde têm um peso de 12,3 %, registando um aumento na ordem dos 25 %, demonstrando assim um engajamento do Governo na melhoria constante deste sector.
“Cabo Verde sendo um país arquipelágico e com parcos recursos, o acesso universal e com equidade aos serviços de saúde, bem como a cobertura de cuidados primários e contínuos tornam-se num desafio maior e constante, o que interpela o Governo a uma procura incessante de soluções e caminhos que visam minimizar as assimetrias em termos de acesso e cobertura geográfica, através do investimento na prevenção, mas também nos recursos humanos e materiais”, asseverou.
À semelhança do que acontece nos países em desenvolvimento, prosseguiu, o Governo continuará a actuar focado nos desafios impostos pela transição epidemiológica e demográfica, melhorando as intervenções com vista ao aumento da literacia em saúde e diminuição dos fatores de risco, fazer o diagnóstico precoce, garantir o tratamento e seguir de forma contínua os doentes oncológicos e entre outros.
Destacou as medidas estruturantes implementadas para melhor o sector e o combate titânico empreendido pelo país na luta contra a pandemia da cvid-19, realçando o papel primordial dos profissionais de saúde, de forma transversal, e das parcerias internacionais que foram mobilizadas a juntar-se às medidas assertivas e atempadas tomadas pelo executivo.
A deputada do MpD salientou a forma como o Governo tem apostado na formação e capacitação contínua dos seus recursos humanos, desde as especialidades médicas, passando pela formação especializada de enfermeiros e outros técnicos do sector da saúde.
“Aproveitamos o ensejo para encorajar o Governo de Cabo Verde a materializar os excelentes projetos que tem em carteira para o setor, projetos esses que, incontornavelmente, promoverão uma mudança significativa na prestação de um melhor serviço de saúde”, afirmou.
Incentivou o executivo a continuar a trabalhar para efectivar a instalação do primeiro centro de Cardiologia de intervenção em Cabo Verde, instalação de duas unidades de produção de oxigénio, que abastece todas as estruturas de saúde do país, evitando custos adicionais, nomeadamente na sua aquisição.
Apontou ainda a necessidade de instalação da rede de incineradora no país, para a melhor gestão de resíduos hospitalares, instalação do Centro de Treinamento e Simulação Médica e implementação de um Sistema Único de Informação Sanitária, entre tantos outros importantes e estruturantes projectos por forma a reforçar o sistema da saúde.
“Este Governo é um Governo de rosto humano, que tem no centro das suas políticas e das suas ações a dignidade da pessoa humana. Nesta senda, não poderíamos terminar esta intervenção inicial sem manifestar o nosso regozijo pela firmeza do Governo em materializar a construção do Hospital Nacional de Cabo Verde, cujo estudo de previsibilidade já se encontra pronto e será, com certeza, uma realidade, para o gáudio de todos nós que amamos este país”, declarou.
Antonieta Moreira concluiu a sua intervenção manifestando “total apoio e confiança” do grupo parlamentar do MpD ao Governo de Cabo Verde na persecução dos objectivos traçados e que se traduzem no bem-estar da população cabo-verdiana, “nossa preocupação maior”, finalizou.
CM/AA
Inforpress/Fim