Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

MpD destaca “importante papel” do IEFP na execução de politicas públicas de emprego

Cidade da Praia, 17 (Inforpress) – A líder do Grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, no poder), Joana Rosa, destacou hoje o “papel importante” do IEFP na execução das políticas públicas e na redução do desemprego jovem em Cabo Verde.

A deputada do partido que sustenta o Governo fez estas declarações à margem de uma visita que a direcção do Grupo Parlamentar do referido partido efectuou esta manhã, ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), para conhecer os planos da instituição, tendo em conta o contexto da covid-19.

“Podemos constatar um grande trabalho que o IEFP tem vindo a fazer, que é trabalhar por antecipação, tentar adaptar ao novo momento com novas políticas e medidas, para fazer face a esta situação, porque o desemprego, de acordo com os dados recentes, tende a aumentar com a crise sanitária”, declarou Joana Rosa.

Destacou, neste sentido, o importante papel da referida instituição na implementação e execução de medidas activas de emprego e empreendedorismo, realçando que o mesmo terá que redireccionar as novas políticas para se fazer face ao problema do desemprego, causado pela pandemia.

“Os dados dizem-nos que mais de 60% dos jovens que beneficiaram de estágios profissionais conseguiram um emprego, e isso é de louvar e, também, todo o plano que o IEFP tem para os próximos tempos, designadamente o apoio à contratação, o estímulo às empresas e o alargamento do estágio profissional”, referiu.

Por seu turno, o presidente do IEFP, Paulo Santos, mostrou-se “satisfeito” com os resultados alcançados nos últimos quatro anos, considerando a formação profissional e o estágio profissional como grandes políticas activas de emprego e empregabilidade.

Apontou, no entanto, a inserção dos jovens no mercado de trabalho como o grande desafio a ser ultrapassado, salientando que, neste momento, o IEFP está a trabalhar para apoiar na formulação de políticas públicas de emprego e empregabilidade jovem.

Avançou, por outro lado, a abertura de mais quatro centros de formação e emprego na Boa Vista, São Nicolau, Ribeira Grande de Santiago e Tarrafal de Santiago.

O IEFP é a entidade pública nacional de execução das políticas e medidas de promoção do emprego, empreendedorismo e formação profissional, criada em 1994.

Tem por missão garantir, através da sua estrutura central e serviços descentralizados, e em parceria com outras instituições públicas e privadas, a promoção e execução das acções de formação profissional, para satisfazer as necessidades do mercado de trabalho, contribuindo para a promoção do emprego digno, qualificação relevante e atitude empreendedora.

CM/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos