MpD destaca excelente trabalho que instituições de cariz social têm prestado à sociedade

Cidade da Praia, 03 Nov (Inforpress) – Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD, poder) destacaram hoje o “excelente trabalho” que instituições de cariz social têm prestado à sociedade, apesar das dificuldades que a pandemia veio trazer em termos de recursos humanos e financeiros.

A posição foi manifestada pela líder da bancada parlamentar do MpD, Joana Rosa, à margem da visita que os deputados realizaram hoje à Fazenda da Esperança, Espaço Aberto Safende e Confederação Cabo-verdiana Dos Sindicatos Livres.

Na ocasião, explicou que objetivo foi auscultar e saber qual o sentimento que essas organizações têm em relação a algumas situações provocadas pela covid-19, nomeadamente o layoff, o desemprego, encerramento de algumas empresas, entre outras.

“Queríamos ouvir qual era o sentimento em termos de medidas que o Governo tem estado a implementar para fazer face a esta pandemia e também perspectivas pós- covid-19”, assinalou.

De acordo com a deputada, o Orçamento de Estado para 2021 aprovado na generalidade garante medidas direcionadas para o momento que o País tem enfrentado e que tem trazido mais dificuldades às famílias.

Destacou o trabalho realizado pela Fazenda da Esperança em relação a recuperação dos jovens, lembrando que o uso do álcool e outras drogas têm causado grandes problemas à sociedade, principalmente nesta camada.

“No Espaço Aberto Safende vimos um grande trabalho social, recebem crianças e famílias com dificuldades, trabalham na formação, desde o pré-escolar, para as pessoas da localidade”.

Joana Rosa disse ainda que todas essas preocupações vão ser levadas ao Parlamento, isso porque, apontou, o trabalho que fazem poderia ser desempenhado pelo Estado de forma indirecta, mas, frisou, “o Estado não pode fazer tudo”.

Por fim realçou grandes medidas que o Governo tem implementado, dando ênfase no Rendimento Social de Inclusão para famílias com dificuldade, aumento da pensão social para idosos e pessoas portadoras de deficiência, além da isenção fiscal para hicistas e taxistas.

HR/DR

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos