MpD considera OE’2024 “o mais ambicioso” dos últimos anos e vai impulsionar o crescimento do país

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – O deputado do MpD Celso Ribeiro classificou hoje o Orçamento do Estado para 2024 (OE’2024) “o mais ambicioso” dos últimos anos, que responde às necessidades dos cabo-verdianos e que vai continuar a fazer o país crescer. 

O deputado do Movimento para a Democracia (MpD, no poder) fez esta afirmação durante a abertura do debate parlamentar sobre o Orçamento do Estado para o ano de 2024, que arrancou hoje, na Assembleia Nacional. 

Conforme disse, o OE’2024 reflete não só a visão estratégica do Governo, mas também a determinação de assegurar o bem-estar e a estabilidade para todos os cidadãos cabo-verdianos, assegurando que o referido orçamento vai melhorar o rendimento e apoiar quem atravessa “fase de delicadezas económicas conhecidas”. 

O Orçamento do Estado para o ano que vem, prosseguiu, foi pensado para a classe média, a mais afectada pela inflação, e, possivelmente, será pela subida dos juros, reduzir a dívida pública em percentagem do PIB, o deficit e permitir a reposição dos rendimentos às famílias e às empresas e permite reforçar os rendimentos, investimentos públicos e privados e proteger o futuro. 

Acrescentou que este é um orçamento com os olhos postos no futuro, na consciência de que esta geração tem responsabilidades de proteger melhor as gerações que lhe seguem e um instrumento de boa política económica, para enfrentar tempos de incerteza, com o reforço dos rendimentos das famílias e o aumento do investimento, protegendo o futuro. 

“Sob a liderança do primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, temos testemunhado um compromisso incansável em fortalecer a estabilidade de rendimento, a estabilidade macroeconômica e a estabilidade de moeda, pilares fundamentais para o crescimento sustentável desta nação insular”, afirmou. 

O deputado do MpD realçou ainda que o OE’2024 reflete não apenas a tenacidade deste Governo em enfrentar desafios prementes, mas também sua sensibilidade em atender às necessidades da população. 

Considerou que ao priorizar a estabilidade de rendimento e acelerar o desenvolvimento, o Governo reafirma seu “compromisso inabalável” em restaurar o poder de compra dos cidadãos cabo-verdianos, que sofreram as agruras de uma crise sem precedentes. 

Destacou que o referido orçamento alinhado com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-2026 (PEDS II) está focado na aceleração da diversificação da economia cabo-verdiana, tornando-a “mais inteligente, mais verde, mais azul e mais sustentável”, com a aceleração da transição energética e das reformas para a descarbonização da economia, a transição digital e a transição para uma economia circular. 

“Estamos perante um Orçamento do Estado mais ambicioso dos últimos anos, inclusivo, sensível ao género, permitindo consolidar a recuperação econômica e acelerar o desenvolvimento, ao mesmo tempo que restaura o poder de compra de cada cabo-verdiano, após um período de adversidades econômicas”, declarou. 

Celso Ribeiro apontou ainda que o Orçamento do Estado para 2024, à semelhança do que vem acontecendo até aqui, prevê um crescimento económico de 4,7 %, igual ao PIB potencial, redução da inflação esperada em 2,8 %, redução progressiva da taxa de desemprego para 8,2%, redução da dívida pública para 110,2 % em 2024 

“É um testemunho claro do rigor na gestão da coisa pública e do compromisso deste Governo em enfrentar desafios internos e externos de uma forma proactiva. A diminuição da dívida pública é importante para as gerações futuras, porque reduzir a dívida é reduzir encargos futuros”, salientou, defendendo ser imperativo haver mais união face aos desafios, trabalhando em prol do bem comum e da prosperidade de Cabo Verde. 

“Portanto, é imprescindível que todos os deputados, em nome do povo de Cabo Verde, coloquemos os interesses da nação em primeiro lugar, apoiando o Orçamento do Estado previsto para o ano de 2024 e unindo esforços para alcançar os objetivos ambiciosos que nos propusemos. Juntos, podemos moldar um futuro promissor para Cabo Verde, onde cada cidadão tenha a oportunidade de prosperar e contribuir para o progresso desta grande Nação”, apelou.  

CM/AA 

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos