Fogo: MpD considera “falsas” e “desprovidas” de qualquer base factual as declarações do autarca Nuías Silva

Cidade da Praia, 20 Nov (Inforpress) – O MpD considerou esta segunda-feira “falsas” e “desprovidas” de qualquer base factual as declarações de Nuías Silva, segundo as quais a autarquia de São Filipe não contou com apoio do Governo na construção da piscina municipal.

“É crucial destacar que o governo do MpD, na sua política de trabalhar em parceria com as câmaras municipais do país, não só cumpriu as suas obrigações para com São Filipe, como também proporcionou benefícios significativos à Câmara Municipal”, disse o deputado nacional do MpD Filipe Santos, em conferência de imprensa, convocada para se posicionar sobre as declarações do presidente da Câmara de São Filipe aquando da inauguração da piscina municipal.

Face a estas acusações, Filipe Santos destacou que o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva e apoiado pelo MpD “é, sem sombras de dúvidas, um dos maiores parceiros” do desenvolvimento do município de São Filipe e da ilha do Fogo.

Lembrou que nos últimos três anos, o município recebeu um montante expressivo, calculado em mais de 1 milhão de contos, provenientes de diversos fundos governamentais e várias assinaturas de contratos-programa, ressaltando que estes recursos foram essenciais para impulsionar o desenvolvimento de São Filipe.

Referiu ainda que o Governo apoiado pelo MPD, na construção da piscina, agraciou a Câmara Municipal de São Filipe com mais de 11 mil contos em isenções de direitos aduaneiros, isenções de pagamentos do IVA e isenção do Imposto sobre Consumos Especiais.

Segundo o deputado do MpD, a construção da piscina municipal levantou preocupações significativas pelo facto de “em momento de crise a câmara municipal de São Filipe ia investir 55 mil contos numa piscina”.

“Este montante deveria ter sido alocado de maneira mais prudente. Há questões mais prementes, como a reabilitação de casas, a requalificação de bairros, criação de empregos e o apoio a actividades geradoras de rendimento para as famílias”, apontou, lamentado a declaração do presidente da Câmara que, segundo disse, parece estar mais interessado em desacreditar o Governo.

O parlamentar lamentou os recuos da Câmara Municipal em relação aos compromissos de campanha, que apontavam a construção de um Estádio de Futebol de raiz e a transformação do Estádio 5 de julho em um pavilhão com piscina, centro de tratamento e recuperação de atletas como metas.

“O não cumprimento dos compromissos de campanha pelo presidente da Câmara Municipal de São Filipe não pode ser atribuído ao governo, mas sim à alegada incompetência e lentidão na execução por parte da Câmara Municipal”, concluiu.

Em causa estão as afirmações do presidente da Câmara de São Filipe, que, numa declaração à imprensa, no domingo, na inauguração da piscina municipal, lamentou o facto do seu município não ter contado com quaisquer apoios do Governo nos grandes investimentos que a edilidade está a realizar.

Na ocasião, o autarca afirmou que a construção da piscina não teve nenhum apoio, assim como o estádio 5 de Julho que representa um investimento municipal superior a 200 mil contos e que será inaugurado no próximo ano.

PC/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos