Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

MP manda investigar suspeita de corrupção diplomática envolvendo ex-ministro Luís Filipe Tavares

Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) – O Ministério Público (MP) determinou a abertura de uma instrução criminal após a veiculação da alegada promessa de benefício patrimonial no caso da nomeação do Cônsul Honorário de Cabo Verde na Flórida.

Em causa estão, segundo uma nota do MP, factos susceptíveis de integrarem, por ora, a prática do crime de corrupção, previsto e punido pela legislação penal cabo-verdiana.

“Finda a investigação, que corre termos no Departamento Central de Acção Penal da Procuradoria-Geral da República, será tornado público o sentido do despacho de encerramento da instrução, que decorre em segredo de justiça”, lê-se numa nota.

Trata-se do caso tornado público por uma Grande Reportagem da SIC, televisão portuguesa, sobre as ligações do empresário César do Paço ao Chega, emitida esta quarta-feira, 14, que volta a colocar Cabo Verde, país por onde esse partido da extrema-direita portuguesa pretendia iniciar a sua internacionalização, no meio desse esquema de financiamentos ilícitos e corrupção.

A estação publicou documentos nos quais o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, solicita à concessionária da Mercedes na Praia uma proposta de compra de uma viatura topo de gama e encaminha o e-mail com o preço de mais de 5.400 contos ao conselheiro e presidente da Fundação de César do Paço, José Lourenço, precisamente três dias depois de obter a autorização dos EUA para nomear César de Paço cônsul de Cabo Verde na Flórida.

GS/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos