Movimento social “Korrenti de Ativista” promove sexta edição da “Marcha Kabral” no Praia

 

Cidade da Praia, 20 Jan (Inforpress) – O movimento social “Korrenti de Ativista” promoveu, hoje, na Cidade da Praia, a sexta edição da “Marcha Kabral”, para assinalar o Dia dos Heróis Nacionais, sob o lema “Kabral: Unifikador di Povu” (Cabral: unificador de povo).

Adérito Tavares, do movimento “Korrenti de Ativista”, disse que o “pai da nacionalidade cabo-verdiana deve ser visto como unificador dos povos”, afirmando que a marca deste ano tem o objectivo de mostrar ao povo a capacidade de Amílcar Cabral que hoje completa 45 anos do seu assassinato, que aconteceu a 20 de Janeiro, em Conacri.

Para o activista, Amílcar Cabral já estava marcado que iria morrer pelo o que fazia, assim como era previsto que depois da sua morte tudo o que está a acontecer seria realidade, como a democracia , que é fruto da luta pela libertação, mas que deve ser valorizado por todos.

“Penso que temos um Cabo Verde no caminho certo, com aquilo que Cabral sonhou, ou seja, livre e democrático, mas não temos um povo que ele queria, isto é, consciente do que é a liberdade e democracia e é isso que está a atrasar o avanço deste país”, realçou Adérito Tavares.

A marcha, organizada em parceria com a Comissão Instaladora Nacional de Movimento Federalista Pan-Africano (MFPA), teve início na Fazenda, subiu ao Platô, passou pela Avenida Amílcar Cabral, continuou pela na rua onde Cabral viveu em Ponta Belém e terminou em frente da Fundação Amílcar Cabral.

A marcha, realizada anualmente, tem como propósito unir os que “tem África no coração”, que sente o “sofrimento” do povo africano e que têm esperança que é possível “mudar a realidade”, através da união de voz para a defesa de uma “África unida”.

DR/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos