Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Movimento de passageiros e aeronaves continua a aumentar nos aeroportos e aeródromos nacionais

 

Cidade da Praia, 30 Nov (Inforpress) – O número de aviões e de passageiros movimentados, nos aeroportos e aeródromos nacionais, aumentou 13,5% e 9,2%, respectivamente, no terceiro trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano de 2016, segundo dados do INE.

Ainda, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a tonelagem dos correios movimentados também aumentou 17,1%, em relação ao mesmo período do ano de 2016, mas a tonelagem de cargas movimentadas diminuiu 24,7%.

Em termos absolutos, no período em análise, registaram-se nos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde 4.319 movimentos de aterragens e 4.317 movimentos de descolagens, correspondendo a 512 aterragens e 513 descolagens de aeronaves a mais comparativamente ao mesmo período do ano de 2016, respectivamente.

No que toca a passageiros, em termos absolutos, no período em análise, registaram-se 644.242 movimentos de passageiros nos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde, 54.151 movimentos de passageiros a mais do que em igual período de 2016.

Em relação aos portos nacionais, registou-se no mesmo período, aumento de 0,3% do número de navios, o movimento do número de passageiros movimentados aumentou 2,6%, a tonelagem de mercadorias também aumentou 11,9%, assim como o número de contentores de 20 pés movimentados aumentou 14,1%, em relação ao mesmo período do ano de 2016.

Segundo a mesma fonte, no período em análise, relativamente ao transporte colectivo urbano regular de passageiros por meio de autocarros, o número de passageiros movimentados cresceu 14,9%, sendo que a extensão de percursos aumentou ligeiramente, 0,9%.

No total de quilómetros percorridos, acrescenta, este cresceu 12,2%, o total de horas trabalhadas aumentou 17,4%, o índice de passageiros transportados por quilómetros nos diversos percursos melhorou 6,9% e o número de lugares oferecidos pelos autocarros diminuiu ligeiramente, ou seja, 4,2%, em relação ao mesmo período de 2016.

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos