Movimento Jovens pela Paz retoma projecto “Viva os Idosos” nos bairros de Ponta d’Água e São Filipe

Cidade da Praia, 27 Jun. (Inforpress) – O Movimento Jovens pela Paz retomou hoje as actividades no quadro do projecto “Viva os Idosos”, com visitas médicas/ domiciliárias e refeições a 50 idosos de Ponta d’Água e São Filipe em parceria com Associação Comunitária Amigos de Safende.

A coordenadora do projecto, Silvana Semedo, explicou à Inforpress que esta iniciativa do Movimento Jovens pela Paz teve a sua primeira fase em Junho de 2019, e que voltou a contar com o financiamento do Ministério da Família e Inclusão Social no montante de mil contos.

Desta feita, adiantou, o projecto está a ser retomado de forma diferente, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19) que implica medidas de restrições e distanciamento, razão pela qual os elementos da associação passam a deslocar-se às casas dos idosos, munidos de todas as medidas de protecção como álcool 70, álcool em gel e máscaras.

Os idosos, realçou, são contemplados com os “kits” de protecção, ao mesmo tempo que recebem cestas básicas e tratamentos médicos como a medição de açúcar e tensão arterial levadas a cabo pela psicóloga Sara Semedo e enfermeira Vitória Monteiro, seguida de uma mini-palestra sobre a pandemia que afecta o mundo inteiro.

Sublinhou que esta equipa teve a preocupação de se inteirar do bem-estar e da saúde mental, com a particularidade de confeccionar algumas refeições para os idosos com dificuldades de mobilidade.

Com a duração de sete meses divididos em três sessões semanais, o projecto “Viva os Idosos”, segundo a coordenadora, abrange 50 anciãos de diferentes bairros da cidade da Praia.

“Jovens pela Paz – JxP”, define-se como um movimento mundial de jovens nascidos no seio da comunidade de Sant´Egídio, referenciado como um movimento internacional muito conhecido na promoção da paz e mediação de conflitos e cultura de encontros e fraternidade.

“São jovens que frequentaram a escola da paz e ou são amigos e que estando em idade jovem sentiram também o dever de colaborar na promoção da cultura vida e de paz, tão necessários à nossa sociedade. A abordagem é através da metodologia Ver, Sonhar e Agir”, sublinha a organização.

Considerando que “há uma clara tendência de descartar os idosos e impor-lhes o isolamento nas famílias”, “Viva os idosos” pretende “contribuir para conter esta realidade e oferecer aos idosos oportunidade de serem úteis e aos jovens o privilégio de aprender e escutar o passado em pessoa ao mesmo tempo educar para a relação pessoa a pessoa que tende de diluir com o eclodir das redes sociais e interacções virtuais”.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Sociedade
Desporto
Politica
Economia
Internacional
    • Categorias

  • Galeria de Fotos