Cidade da Praia, 19 Jun (Inforpress) – O Movimento Jovens pela Paz retomou o programa “Viva Idosos”, com a modalidade de visitas domiciliárias, imposta pela necessidade de apoiar idosos de alguns bairros da capital cabo-verdiana, afectados pela pandemia da covid-19.
Segundo a coordenadora do projecto, Silvana Semedo, o objectivo deste programa, financiado pelo Ministério da Família e Inclusão Social, continua a mesma, isto é, contribuir para valorizar a dignidade e a sabedoria dos idosos de diversos bairros da Cidade da Praia.
Nesta segunda fase do projecto, tendo em conta a situação de pandemia, em vez reunirem os idosos num espaço para conversas, confraternização e troca de experiências decidiram fazer visitas domiciliárias como forma de evitar aglomerações e a propagação do vírus.
A equipa, segundo Silvana Semedo, integra um enfermeiro e um psicólogo que fazem a avaliação física e mental dos beneficiários.
“O psicólogo vai avaliar a saúde mental dos idosos, sobretudo, quando se sabe que é a camada mais vulnerável face ao coronavírus e há um sentimento de medo, daí essa necessidade de trabalhar a mente das pessoas, animá-las e dar-lhes força”, explicou Silvana Semedo.
Segunda a mesma responsável, “o enfermeiro trabalha a saúde física. Recolhe informações sobre a doença, como é que o beneficiário está tomar os medicamentos e faz uma avaliação geral de como é que se encontra o físico da pessoa”, explicou.
Na primeira fase, o projecto trabalhou com 30 idosos e nesta segunda fase, apesar da redução do financiamento, a perspectiva é beneficiar 50 idosos.
Silvana Semedo explicou que além da habitual assistência, os beneficiários vão ser contemplados com materiais de protecção e prevenção do novo coronavírus como máscaras e álcool gel e ainda assistência alimentar domiciliar.
“Nós temos duas modalidades de assistência alimentar. Temos alguns idosos a quem levamos os alimentos já preparados porque sabemos que não têm capacidade de os confeccionar e temos outros a quem levamos as cestas básicas”, disse Silvana Semedo.
Com um financiamento de mil contos, o projecto “Viva Idosos” executado pelo Movimento Jovens pela Paz, em parceria com a Associação Comunitária Amigos de Safende, beneficia idosos das zonas de Calabaceira, Safende, Ponta d´Água, São Filipe, Achada Mato, Achadinha Pires e Vila Nova, na Cidade da Praia.
O Movimento Jovens pela Paz é um movimento mundial de jovens que nasceu no seio da comunidade de Sant´Egídio, uma organização católica fundada em 1968 no bairro de Trastevere, em Roma, Itália, dedicada à caridade, evangelização e promoção da paz.
Na Praia, são jovens que frequentaram a escola da paz e/ou são amigos e que, estando em idade jovem, sentiram também o dever de colaborar na promoção da cultura de vida e de paz, “tão necessários a nossa sociedade”.
MJB/HF
Inforpress/fim