Movimento Jovens pela Paz quer despertar nas crianças a importância do amor pela paz – responsável

Cidade da Praia, 27 Out (Inforpress) – O Movimento Jovens pela Paz quer despertar nas crianças a importância de se cultivar o amor pela paz através de actividades recreativas, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e pacífica, disse hoje a responsável Stefany Garcia.

Em declarações à imprensa, à margem da cerimónia do concurso de desenho infantil realizado este sábado na Cidade da Praia, Stefany Garcia explicou que a iniciativa do concurso “Amar a paz” teve o propósito de incutir nas crianças o gosto pela arte e incentivar a promoção dos princípios fundamentais da paz.

Conforme explicou, o concurso infantil enquadra-se nas comemorações do 5º aniversário do Movimento Jovens pela Paz e contou com a colaboração dos professores e escolas dos agrupamentos 1 e 2 de Ponta de Água, Calabaceira, Safende e Achada São Filipe.

“Esse concurso foi uma forma que encontramos para estar mais perto das crianças nas escolas do ensino básico visando promover a reflexão dos princípios da paz na nossa sociedade e como é que poderão dar o seu contributo na construção de uma sociedade mais harmoniosa e essa reflexão foi feita através de desenhos”, asseverou, realçando que as crianças, na sua forma de descrever a paz, destacaram temas como ambiente, famílias, educação, amizade, entre outros.

Para esta responsável, construir uma sociedade baseada nos princípios da paz, amor e equilíbrio requer um engajamento de todos os actores da sociedade civil, sublinhando, entretanto, que a sensibilização e consciencialização sobre estes valores começa na educação, um instrumento que considerou “essencial, capaz de mudar o mundo”.

“Selecionamos sete alunos vencedores do concurso que recebem o prémio de participação nessa que é 1ª edição e esperamos que nas próximas edições teremos a participação de mais alunos motivados em colaborar em prol da paz na cidade da Praia”, afirmou.

No âmbito das comemorações, disse por outro lado, que o Movimento Jovens pela Paz já realizou várias actividades entre as quais destacou, acções de formação, conferências e actividades lúdicas e recreativas.

O Movimento Jovens pela Paz é um movimento mundial de jovens que nasceu no seio da comunidade de Sant´Egídio, um movimento internacional muito conhecido na promoção da paz e mediação de conflitos e cultura de encontros e fraternidade.

A organização envolve jovens que frequentaram a escola da paz e ou são amigos e que estando em idade jovem sentiram também o dever de colaborar na promoção da cultura vida e de paz.

Recentemente, o movimento foi reconhecido com o prémio CNDHC 2017 na categoria combate a violência e promoção da cultura da paz pelos esforços e resultados no fomento da cultura da paz na cidade da Praia.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos