Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Mosteiros: Segunda mostra de teatro conta com a participação da companhia portuguesa Terceira Pessoa

São Filipe, 05 Ago (Inforpress) – A segunda mostra de teatro dos Mosteiros, que decorrerá entre os dias 06 e 08 de Agosto, com as limitações impostas pela pandemia da covid-19, conta com a participação da companhia portuguesa de teatro Terceira Pessoa.

Além da companhia portuguesa, a segunda mostra de teatro, segundo uma nota de imprensa da autarquia dos Mosteiros, conta com a participação de dois grupos locais, nomeadamente o Gota d´Agu (gota de água) da localidade de Atalaia e o grupo teatral de Guincho.

O Gota d´Agu apresenta a peça “problemas conjugais”, enquanto o grupo de Guincho vai apresentar a peça relacionada com a violência baseada no género (VBG).

Uma das três apresentações acontece em espaço fechado devido a dimensão do espectáculo e por questões técnicas relacionadas com a montagem da própria peça e outras duas estão programadas para acontecer ao ar livre, caso as condições climáticas permitam.

A companhia portuguesa Terceira Pessoa apresenta a peça “senso comum – uma vaga lembrança de um espectáculo”, é, segundo a nota, um acontecimento performativo resultante do conflito entre a leitura e a escrita do próprio espectáculo.

Segundo o documento, trata-se de um trabalho que se move numa zona de radicalização do textocentrismo, levando assim o espectador a não ter mais nada senão as palavras que se apresentam à sua frente.

O projecto de internacionalização desta criação compreendeu a tradução do texto original em português para a língua nativa de cada um dos países de acolhimento, e neste caso em concreto foi traduzido para o crioulo cabo-verdiano, pelo tradutor e performer cabo-verdiano, Apolo de carvalho, que interpretará o espectáculo nos Mosteiros.

Depois da apresentação do espectáculo, está programado um diálogo sobre o processo de tradução deste texto do português para o crioulo entre os artistas Apolo de Carvalho e Óscar Silva e o público.

No quadro da segunda mostra de teatro, no dia 07 de Agosto, sábado, os artistas da companhia Terceira Pessoa orientarão uma oficina de teatro para a comunidade mosteirense na qual, através de uma forma lúdica e prática, se desenvolvem alguns exercícios teatrais.

A segunda mostra de teatro inicia-se um dia depois do encerramento do primeiro festival de arte urbana, designado “Mosteiros StArt” que decorreu entre os dias 02 e 05 de Agosto.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos