Mosteiros: Presidentes da Câmara e da Assembleia em missão de uma semana a Portugal

São Filipe, 31 Mai (Inforpress) – Os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipais dos Mosteiros, Fábio Vieira e Lúcio Fernandes, realizam uma visita de uma semana a Portugal para o reforço da cooperação descentralizada com municípios geminados com os Mosteiros.

Através de uma nota publicada na sua página oficial, a Câmara Municipal dos Mosteiros refere que os dois autarcas mosteirenses vão, durante uma semana, passar pelos municípios geminados com Mosteiros e visitar o município português de Anadia, visando o estabelecimento de um acordo de geminação e cooperação.

Além de Anadia, Fábio Vieira e Lúcio Fernandes têm agendado visitas aos municípios de Ansião, Entroncamento e Azambuja com os quais Mosteiros tem acordos de geminação formalizados há vários anos, e Amadora cujo processo foi iniciado há cerca de três anos.

No quadro de geminação e cooperação descentralizada com municípios portugueses, a edilidade dos Mosteiros mobilizou, neste mandato, recursos para a conclusão da praça da Amadora (Queimada Guincho), aquisição de um parque infantil, reconstrução da praça Azambuja e aquisição de materiais de canalização para a rede de extensão de água nas zonas norte e sul do concelho, construção da praça de Ansião e financiamento para projectos nos domínios da agricultura, desporto e juventude, num investimento global de cerca de 200 mil euros, mais de 22 mil contos cabo-verdianos.

Por outro lado, a câmara dos Mosteiros manifestou-se consternada com a notícia do falecimento físico do antigo professor e escritor mosteirense, Manuel Francisco Fontes, mais conhecido por Pedrinho, ocorrido nos Estados Unidos da América.

Conhecido no mundo literário pelo pseudónimo “O Pupilo das Musas”, Manuel Francisco Fontes foi um exímio professor, tendo leccionado as disciplinas de português, ciências naturais e francês, no antigo ciclo preparatório dos Mosteiros, referiu a nota de pesar da câmara, sublinhando que Pedrinho foi um escritor de fina pena que deixou um grande legado cultural, em obras que o colocam entre as figuras de proa desta arte em Cabo Verde.

A edilidade dos Mosteiros, em nome da população local, expressa as mais sentidas condolências aos familiares de Manuel Francisco Fontes.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos