São Filipe, 08 Mar (Inforpress) – A câmara dos Mosteiros homenageia hoje cinco mulheres de diferentes extratos sociais, faixa etária e localidades, no quadro da celebração do 08 de Março, Dia Internacional da Mulher.
A autarquia dos Mosteiros anunciou na sua página oficial nas redes sociais que as homenageadas são uma parteira, uma agricultora e comerciante, uma coladeira, uma portadora de deficiência e uma agente sanitária.
A portadora de deficiente é uma mulher de 76 anos e que é vista como um “grande exemplo” de superação e que realizou um “esforço enorme” para ter habitação própria e proporcionar bem-estar a família, e é “um exemplo” para a sua geração e para as gerações mais novas, referiu a autarquia dos Mosteiros.
A mulher mais velha a ser homenageada tem 98 anos e, de entre muitos ofícios, se destacou como coladeira, sendo uma presença assumida nas festas tradicionais dedicadas a santos, e deu, de acordo com a câmara dos Mosteiros, contribuição para a “valorização, preservação e elevação da cultura” no município.
Outra mulher a ser distinguida no Dia Internacional da Mulher tem 91 anos e notabilizou-se no apoio ao trabalho de parto com os seus métodos tradicionais, numa altura em que não abundavam médicos e enfermeiros.
Uma agricultora e comerciante, de 73 anos, que se notabilizou no desempenho dessas duas actividades e uma agente sanitária, de 49 anos, são as outras duas mulheres a serem homenageadas hoje pela Câmara Municipal dos Mosteiros.
Além da homenagem a cinco mulheres das localidades do sul, norte, centro e alta do município dos Mosteiros, o programa comemorativo prevê para hoje a realização de uma roda de conversa sobre o Plano Municipal de Igualdade e Equidade de Género.
JR/AA
Inforpress/Fim