Mosteiros/2º Mandato: “Ultrapassamos 50% dos compromissos eleitorais que estão plasmados no programa da governação” – Fábio Vieira

São Filipe, 18 Nov (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, assegurou que já ultrapassou 50 por cento (%) dos compromissos eleitorais que estão plasmados no programa da governação, num balanço à Inforpress dos dois primeiros anos de mandato.

Não querendo ser juiz em causa própria, Fábio Vieira disse que o balanço dos dois primeiros anos de governação é “positivo”, tendo em conta que conseguiu, por um lado honrar os compromissos deixados no mandato anterior e, por outro lado, tem estado a implementar a sua agenda de governação, permitindo partilhar com os munícipes a visão e sobretudo a ambição de implementação de políticas de desenvolvimento social e económico do município dos Mosteiros.

Nos dois primeiros anos, avançou, através de uma engenharia financeira, a câmara concluiu obras do mandato anterior como a requalificação da orla marítima de Beco, praça Amadora, campo de Ribeira do Ilhéu, que, segundo o mesmo, são “estruturantes” para o município.

No quadro do programa “Nhá Kaza nha Grandeza” (minha casa meu orgulho) nos dois anos foram construídas cerca de 20 moradias destinadas às famílias carenciadas e reabilitadas cerca de 40 moradias sociais que foram contempladas com ligação de água, electricidade e sobretudo saneamento, através de construção de casas de banho elevando a taxa de cobertura de instalações sanitárias a nível do município.

A requalificação urbana com a conclusão dos arruamentos Queimada Guincho, desencravamento de Casa Cutelo, construção da praça de Ansião e reconstrução da praça de Azambuja, requalificação da rua principal de Corvo, em curso neste momento, foram apontados pelo edil dos Mosteiros.

Das actividades implementadas enumerou ainda a instalação da primeira fase do museu do café, criação do gabinete do emigrante, reabilitação de vários edifícios municipais, estando neste momento a concluir o apetrechamento da casa dos pescadores e agendar a inauguração da praça dos pescadores.

A nível da política de emprego e geração de receitas às famílias destacou a criação de vários prémios de incentivos, o investimento em mais de 25 mil contos em apoios pontuais às famílias e jovens, subsídios para jovens estudantes no país e no exterior, apontando que só para Portugal foram encaminhados cerca de quatro dezenas de jovens para formação superior.

O autarca dos Mosteiros lembrou que os dois primeiros anos de governação aconteceram em situações particulares da crise pandémica e financeira e no contexto onde o Governo ainda não saldou algumas dívidas que tem para com o município.

“Tivesse o Governo transferido os recursos que deve ao município dos Mosteiros, em cerca de 36 mil contos, estaríamos num outro patamar de desenvolvimento”, disse Fábio Vieira, indicando que para um município como Mosteiros esses recursos fazem muita falta e tem impedido a implementação de projectos, sobretudo no domínio social.

Apesar de ter materializado mais de 50 por cento dos compromissos assumidos, Fábio Vieira defendeu que a perspectiva é continuar a implementar a agenda de governação, sendo que em temos de infraestruturação municipal o destaque vai para a inauguração em 2024 da primeira estrada asfaltada no município dos Mosteiros que, segundo o mesmo, será o maior investimento público a ser realizado nos 30 anos da criação do município.

Para este projecto, referiu, já foram mobilizados cerca de 135 mil contos e aguarda-se o ‘feedback’ do Governo se vai ou não comparticipar para o seu ajustamento em função dos recursos já mobilizados.

A construção de mais 30 casas de raiz e reabilitação de outras 60 moradias sociais, construção de mais 60 casas de banho constam do programa para o resto do mandato, referiu o autarca, para quem a materialização do programa a nível social vai permitir que Mosteiros, a partir de 2024, seja o primeiro município a atingir o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 “Água e Saneamento para todos”.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos