MNE desloca-se a Cuba e Nova Iorque para participar das reuniões do G77 +China e da Assembleia Geral da ONU

Cidade da Praia, 11 Set (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, desloca-se terça-feira a Cuba para participar da reunião do G77 +China, de onde segue para Nova Iorque para participar da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Em Havana, Cuba, o ministro vai estar em missão de serviço de 13 a 16 em representação do Estado de Cabo Verde na Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo do grupo G 77+ China, que decorre sob o lema: Os actuais desafios do desenvolvimento, o papel da ciência, da tecnologia e da inovação”.

A Cimeira, informou, em conferência de imprensa, tem como objectivo fomentar o debate e a análise sobre os principais desafios que se colocam ao Sul para avançar no sentido do desenvolvimento sustentável, nomeadamente a análise e o papel da ciência, da tecnologia e da inovação.

As questões ligadas à segurança alimentar, à saúde, aos novos processos produtivos, ao bem-estar do ser humano, ambiente saudável, mas também que têm a ver com a gestão governamental do sector privado e o contributo da educação e da ética da ciência e da tecnologia vão merecer atenção.

“Trata-se, pois, de uma cimeira ambiciosa do grupo do G77 + China. Aproveitarei a minha estadia em Cuba para contactos bilaterais com as autoridades cubanas, provavelmente com o ministro dos Negócios Estrangeiros, e visitarei a nossa missão diplomática, concluindo assim a visita às nossas missões diplomáticas no exterior”, disse Rui Figueiredo Soares.

De Havana, o chefe da diplomacia cabo-verdiana seguirá, no  sábado, para Nova Iorque, onde se juntará ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

“Como sabem é um fórum internacional de alta valia, o tema deste ano será reconstruir a confiança e reacender a solidariedade global, e esta Assembleia vai, certamente, representar um momento fundamental com a concretização da agenda 20-30 e alertar para a necessidade urgente de volta aos trilhos dos 17 ODS”, afirmou.

Paralelamente, adiantou, haverá vários outros eventos em que Cabo Verde irá participar, que têm a ver, por exemplo, com a aliança dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e a aliança da década dos oceanos, além de outros programas com a comunidade.

Ainda em Nova Iorque, os governantes irão anunciar o início de funções de um cônsul honorário em New Jersey, assim como falar da possibilidade de investimentos em relação à economia de Cabo Verde.

ET/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos