MNE da Ucrânia vai estar na reunião do G7 desta semana na Alemanha

Kiev, 10 Mai (Inforpress) – A ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, anunciou hoje que o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, aceitou um convite para se juntar aos chefes de diplomacia do grupo dos sete países mais industrializados do mundo (G7) na reunião desta semana, na Alemanha.

Baerbock falava durante uma visita a Kiev, onde se reuniu com Kuleba e com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 vão reunir-se em Schloss Weissenhaus, na costa do Mar Báltico, na Alemanha, de 12 a 14 de maio.

Espera-se que a ofensiva militar russa na Ucrânia seja um tema importante na reunião.

O G7, cuja presidência está este ano com a Alemanha, inclui além deste país o Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Numa cimeira não presencial, no último domingo, o grupo dos sete países comprometeu-se a proibir ou eliminar gradualmente as importações de petróleo russo.

A Rússia lançou em 24 de Fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Inforpress/Lusa/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos