Missão de especialistas brasileiros pensa projecto de cooperação em educação especial em Cabo Verde

Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) – Uma missão de especialistas brasileiros em diversas áreas da educação especial está em Cabo Verde para elaborar um projecto de cooperação técnica bilateral na área da educação inclusiva em parceria com o Ministério da Educação.

Segundo a directora do Serviço de Gestão Pedagógica, Avaliação e Inclusão Educativa, Maria Helena Andrade, esta missão tem como objectivo fazer o “desenho” de um projecto específico para a educação inclusiva, através da formação e partilhas de experiência.

“Estamos a trabalhar num projecto direccionado para os professores e para as equipas que estão nas delegações, equipas multidisciplinares de apoio à inclusão educativa. Hoje terminamos o esboço do projecto que terá depois uma continuidade a nível remoto, para que possamos pô-lo em prática já no próximo ano lectivo”, explicou.

De acordo com a directora, a implementação do projecto passa primeiramente pela formação e capacitação dos professores que trabalham com crianças que têm necessidades educativas especiais, facilitando o processo de ensino/aprendizagem.

“Os professores que trabalham com crianças com necessidades educativas especiais, em sala de aula, têm vários desafios, então nós queremos capacitá-los, dotá-los de ferramentas para que possam fazer o seu trabalho da melhor forma e beneficiando, directamente, os próprios professores, alunos, pais encarregados de educação e a sociedade de uma forma geral”, exemplificou.

Maria Helena Andrade afirmou que o projecto visa “abarcar” profissionais de todo o País, primeiramente através das equipas multidisciplinares que, posteriormente, poderão também ser “possíveis agentes multiplicadores”.

CC/GSF//HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos