Cidade da Praia, 02 Dez (Inforpress) – A missão da cooperação austríaca, que visa a capacitação e autonomia na execução de cirurgias artroscópicas e a redução das ‘evacuações’ no Hospital Agostinho Neto, foi encerrada hoje com nota positiva, segundo os promotores.
Em conferência de imprensa, o director dos Serviços de Ortotraumatologia do Hospital Agostinho Neto, Ernesto Ramos, disse que os trabalhos realizados no âmbito da missão proporcionaram a troca de experiências entre especialistas, cirurgiões ortopédicos e técnicos nacionais de ortopedia.
“O principal objectivo nesta missão é reconstruir o ligamento anterior, quando lesionado produz dificuldade, e é muito frequente, principalmente em atletas de alto rendimento, nomeadamente futebol, basquetebol e andebol”, explicou.
Segundo Ernesto Ramos, a capacitação dos técnicos com novas técnicas de intervenção, e a realização deste tipo de cirurgia é “muito vantajosa” para os pacientes e para Cabo Verde, uma vez que diminui a lista de doentes em espera para a transferência médica.
“Primeiramente, os doentes fazem um protocolo de reabilitação em um período de três meses, se resolver com a reabilitação já não há necessidade de intervenção cirúrgica. A realização destas cirurgias diminui os custos de evacuação para o Governo de Cabo Verde, particularmente nesta época de pandemia”, sublinhou.
Por sua vez, o responsável pela missão austríaca, doutor Karl Rabbitch, reforçou a satisfação em fazer parte da missão de cooperação entre Áustria e Cabo Verde, e felicitou os médicos locais por trabalharem com poucos recursos.
“Eu quero dizer que é sempre um grande prazer estar aqui nesta linda ilha [Santiago]. Os médicos e enfermeiros estão altamente motivados e fazem o melhor com recursos limitados, e isso é admirável”, salientou.
O responsável austríaco avançou ainda que o hospital vai receber em breve um equipamento de amplificador de imagem, usado nas cirurgias, o que, consequentemente, irá diminuir o risco de infecção e o tempo das cirurgias.
“Pudemos fornecer ao hospital muitos materiais como implantes de aço, fixadores externos, parafusos e placas para cirurgia óssea. Também oferecemos, um amplificador de imagem e um instrumento para artroscopia e cirurgia no joelho, que permite uma intervenção mais precisa”, sustentou.
A missão faz parte de um projecto da organização Cósmos Austríaca, fundada com o propósito de apoiar o Serviço de Ortotraumatologia do Hospital Agostinho Neto com a formação dos técnicos e doação de equipamentos de ponta.
ES/CP
Inforpress/Fim