Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Missão da cooperação austríaca “Cósmos” encerrada com nota positiva

Cidade da Praia, 02 Dez (Inforpress) – A missão da cooperação austríaca, que visa a capacitação e autonomia na execução de cirurgias artroscópicas e a redução das ‘evacuações’ no Hospital Agostinho Neto, foi encerrada hoje com nota positiva, segundo os promotores.

Em conferência de imprensa, o director dos Serviços de Ortotraumatologia do Hospital Agostinho Neto, Ernesto Ramos, disse que os trabalhos realizados no âmbito da missão proporcionaram a troca de experiências entre especialistas, cirurgiões ortopédicos e técnicos nacionais de ortopedia.

“O principal objectivo nesta missão é reconstruir o ligamento anterior, quando lesionado produz dificuldade, e é muito frequente, principalmente em atletas de alto rendimento, nomeadamente futebol, basquetebol e andebol”, explicou.

Segundo Ernesto Ramos, a capacitação dos técnicos com novas técnicas de intervenção, e a realização deste tipo de cirurgia é “muito vantajosa” para os pacientes e para Cabo Verde, uma vez que diminui a lista de doentes em espera para a transferência médica.

“Primeiramente, os doentes fazem um protocolo de reabilitação em um período de três meses, se resolver com a reabilitação já não há necessidade de intervenção cirúrgica. A realização destas cirurgias diminui os custos de evacuação para o Governo de Cabo Verde, particularmente nesta época de pandemia”, sublinhou.

Por sua vez, o responsável pela missão austríaca, doutor Karl Rabbitch, reforçou a satisfação em fazer parte da missão de cooperação entre Áustria e Cabo Verde, e felicitou os médicos locais por trabalharem com poucos recursos.

“Eu quero dizer que é sempre um grande prazer estar aqui nesta linda ilha [Santiago]. Os médicos e enfermeiros estão altamente motivados e fazem o melhor com recursos limitados, e isso é admirável”, salientou.

O responsável austríaco avançou ainda que o hospital vai receber em breve um equipamento de amplificador de imagem, usado nas cirurgias, o que, consequentemente, irá diminuir o risco de infecção e o tempo das cirurgias.

“Pudemos fornecer ao hospital muitos materiais como implantes de aço, fixadores externos, parafusos e placas para cirurgia óssea. Também oferecemos, um amplificador de imagem e um instrumento para artroscopia e cirurgia no joelho, que permite uma intervenção mais precisa”, sustentou.

A missão faz parte de um projecto da organização Cósmos Austríaca, fundada com o propósito de apoiar o Serviço de Ortotraumatologia do Hospital Agostinho Neto com a formação dos técnicos e doação de equipamentos de ponta.

ES/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos