Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Missão da Agência Nacional de Estatística e Demografia do Senegal faz “balanço positivo” da visita a Cabo Verde

Cidade da Praia, 30 Jul (Inforpress) – O chefe da missão da Agência Nacional de Estatística e Demografia do Senegal (ANSD) Papa Ibrahima Sene, disse hoje à Inforpress que faz um “balanço positivo” da visita que efectuaram a Cabo Verde.

A delegação senegalesa visitou Cabo Verde com o objectivo de trocar experiências e conhecer os procedimentos estatísticos do Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Globalmente, os objetivos que nos trouxeram a Cabo Verde foram cumpridos”, afirmou Papa Ibrahima Sene, conselheiro técnico da ANSD, acrescentando que os resultados alcançados são “muito positivos”.

Segundo ele, a delegação ficou “bem impressionada” com a forma como a carta cartográfica cabo-verdiana está organizada e tomaram, ainda, conhecimento da organização do ponto de vista logístico, administrativo, assim como em termos técnicos e metodologias utilizadas durante o recente recenseamento.

“Estes conhecimentos vão permitir-nos melhorar a nossa metodologia no próximo recenseamento de 2023”, indicou Papa Ibrahima Sene, para quem a metodologia cabo-verdiana é “muito interessante e adapta-se muito bem” ao contexto senegelâs.

Por sua vez, o responsável pela Unidade de Cartografia Censitária (UCC) do INE, Adilson Sousa, revelou que a delegação senegalesa veio para, por um lado, constatar “in loco” a infra-estrutura tecnológica cabo-verdiana no domínio do recenseamento e, por outro, verificar como foi a organização das equipas no terreno durante o recenseamento de população e habitação, que terminou em Julho.

De acordo com Adilson Sousa, a cooperação institucional entre o INE e a ANSD já vem de há vários anos.

“Esta equipa veio ver os procedimentos que o INE aplicou para obter uma cartografia totalmente digital”, destacou o responsável da UCC, para quem os senegaleses ficaram muito satisfeitos com o conteúdo que lhes foi apresentado.

LC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos