Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministros de 51 países em Londres para discussões prévias a cimeira sobre clima

Londres, 25 Jul (Inforpress) – Os ministros do Ambiente de 51 países vão reunir-se hoje e segunda-feira, em Londres, para estabelecer discussões cruciais para o êxito da COP26, cimeira sobre o clima agendada para novembro.

A reunião agendada para a capital britânica – na qual participarão Estados Unidos, China e Índia – inclui a discussão de “questões-chave a resolver na cimeira”, segundo um comunicado do governo do Reino Unido, que actualmente preside à COP26.

Na agenda está o objetivo central de manter vivo o objectivo de limitar o aquecimento global a 1,5°C, mas persistem também bloqueios sobre financiamento, transparência, calendarização e mercados de carbono.

Esta será a primeira reunião presencial em 18 meses, mas decorrerá em simultâneo por videoconferência, para juntar o máximo de participantes.

O Reino Unido espera que a reunião – informal e à porta fechada – encoraje “conversas francas” entre os diferentes protagonistas e que estes possam encontrar soluções de unidade a apresentar na cimeira de novembro, que vai decorrer em Glasgow, na Escócia.

“Os ministros não devem recear revelar os pontos de desacordo, mantendo um espírito de cooperação”, frisou o presidente da COP26, o britânico Alok Sharma.

“Enquanto ministros responsáveis pela luta contra o aquecimento global, transportamos o peso do mundo às costas e os dois próximos dias serão críticos”, reconheceu.

Durante o encontro, os grandes emissores de dióxido de carbono (CO2), como China e Estados Unidos, vão manter discussões com os países mais vulneráveis ao aquecimento global, como Jamaica, Costa Rica, Ruanda e ilhas Marshall.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos