Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministros da Saúde reúnem-se em Brasília para rever estratégia em Saúde da CPLP

 

Cidade da Praia, 21 Out (infropress) – O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário participa, de 24 a 26, em Brasília (Brasil), na IV Reunião de Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cujo objectivo é rever estratégia em Saúde da comunidade.

A anteceder a reunião ministerial, na qual estará sobre a mesa a revisão do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS-CPLP), para o período 2016/2018, terá lugar a 24 a reunião do grupo técnico e uma reunião extraordinária da Rede de Institutos Nacionais de Saúde Pública (RINSP-CPLP).

O PECS/CPLP foi aprovado na II Reunião dos Ministros da Saúde da CPLP, em Maio de 2009, no Estoril, e trata-se de Plano assente em sete eixos estratégicos que inclui 21 projectos de desenvolvimento no sector da Saúde, cinco dos quais, considerados prioritários por colocar grande ênfase no reforço de capacidades e no desenvolvimento institucional dos sistemas de Saúde.

Os ministros da CPLP que tutelam a pasta da Saúde, segundo informações da organização, vão debater, ainda, os avanços e desafios para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e as novas redes centradas nos bancos de leite humano e na tele-saúde.

Consta ainda, como tema de debate, o novo ePORTUGUÊSe (plataforma de apoio ao desenvolvimento de recursos humanos na área da saúde dos países de língua portuguesa, fortalecendo a colaboração na área da informação e capacitação).

A aposta nas redes estruturantes tem sido nota dominante da estratégia.

Fonte da organização explica que a Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP (RETS CPLP), constituída a 11 de Dezembro de 2009, no Rio de Janeiro, é um dos projectos prioritários, inserindo-se no eixo Formação e Desenvolvimento da Força de Trabalho em Saúde, devido ao carácter estruturante desempenhado pelas escolas formadoras de trabalhadores técnicos para o sistema de saúde.

A RINSP/CPLP, constituída em Março de 2011, em Bissau, é também um dos projectos prioritários no quadro do PECS/CPLP 2009-2016, na lógica de estruturação das redes de Institutos Estruturantes para promover o fortalecimento das respostas e soluções estratégicas dos Sistemas de Saúde Pública dos Estados membros.

PC/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos