Ministro garante apoio institucional e financeiro às iniciativas culturais promovidas pela autarquia praiense 

 

Cidade da Praia, 09 Out (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abrão Vicente, garantiu hoje que todas as iniciativas culturais promovidas pela Câmara Municipal da Praia vão contar com o apoio institucional e financeiro por parte do seu ministério.

O anúncio foi revelado pelo governante, hoje, na Cidade da Praia, na sequência da assinatura de um protocolo entre as duas entidades, que estabelece o apoio à realização da VII edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que acontece de 30 de Outubro a 05 de Novembro e o Festival Internacional de Cinema da Praia, previsto para 20 a 26 de Novembro.

Na ocasião, Abrão Vicente avançou que o Ministério da Cultura vai mobilizar esforços para financiar as iniciativas culturais promovias pela autarquia praiense de modo a tornar a Cidade da Praia num “grande centro lusófono de promoção da literatura”.

“Neste momento Praia é a cidade mais dinâmica em termos de programação cultural e queremos que assim continue, e todas as iniciativas que partirem da Câmara Municipal da Praia podem contar com o nosso engajamento institucional e financeiro”, sublinhou realçando que a ideia é impulsionar os grandes eventos culturais.

O governante reconheceu que a assinatura desses dois acordos demonstra o nível de proximidade institucional e de programação que pretendem imprimir na cidade capital, e para isso quer que a autarquia utilize as instalações e instituições do seu ministério para programação cultural.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos disse que este acordo é muito importante uma vez que estão a trabalhar para uma causa comum que é a promoção e divulgação da cultura, mas também para uma maior e melhor visibilidade da capital do país.

“Praia está a tornar-se no centro de emanação de novas ideias, numa cidade cultural e esse encontro de escritores vai contribuir sobretudo para a partilha de experiências a nível da língua portuguesa”, salientou o edil.

Entretanto, assegurou que a edição deste ano do Festival Internacional de Cinema da Praia vai contar com a participação e exibição de mais de 100 filmes.

AV/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos