Ministro enaltece ajuda alimentar do Japão no reforço da estabilidade do mercado nacional

Cidade da Praia, 07 Set (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, enalteceu hoje a ajuda alimentar de 620 toneladas de trigo, por parte do Japão, que contribuirá para o reforço da estabilidade do mercado nacional e da segurança alimentar e nutricional.

O governante fez estas declarações durante a cerimónia de entrega de 12.348 sacos de 50 kg de trigo, correspondente a 620 toneladas, no âmbito das relações de amizade e cooperação entre Cabo Verde e Japão e do programa KR2022.

“Esta ajuda insere-se no quadro do acordo de ajuda que é celebrado anualmente e, no caso em concreto, ainda do programa KR2022 no valor de 150 milhões de escudos, um valor que deu lugar ao financiamento da ajuda alimentar. Refiro-me, neste caso em concreto, ao trigo que corresponde a 50% do valor que eu anunciei, os outros 50% vão ser entregues em forma de arroz no final do ano”, disse.

Segundo o ministro, esta ajuda representa uma parte da boa relação de cooperação que o Japão tem com Cabo Verde, acrescentando que a mesma irá contribuir para o reforço da segurança alimentar e nutricional e a resiliência do sistema agro-alimentar em Cabo Verde.

“Trata-se de um artigo que, vendido, vai alimentar o fundo de contrapartida para o financiamento de projectos no domínio do reforço da segurança alimentar e nutricional em Cabo Verde e da produção agrícola e nós temos esta tradição de esses valores alimentarem o fundo de contrapartida”, realçou, indicando que, com a anuência do Japão, Cabo Verde financiar projectos muito concretos para o aumento da produção e o reforço da resiliência do sistema agro-alimentar.

Apontou ainda, que essa ajuda vem contribuir para a maior estabilidade do mercado nacional e trazer recursos para que os cabo-verdianos possam investir ainda mais na resiliência do sector agro-alimentar.

Reconheceu, por outro lado, que essa ajuda irá ajudar Cabo Verde a ultrapassar alguns desafios advenientes das crises sucessivas como as secas, a pandemia e o conflito na Ucrânia que, conforme lembrou, originaram perturbações muito concretas no mercado internacional e na produção fazendo com que Cabo Verde vivenciasse essa escalada de preço dos cereais e de vários produtos alimentares.

Por seu turno, o embaixador plenipotenciário do Japão na República de Cabo Verde, Izawa Osamu, afiançou que este carregamento é um sinal de amizade e solidariedade entre Cabo Verde e Japão.

“Gostaria de felicitar o Governo de Cabo Verde pelos esforços envidados para melhorar a situação alimentar e nutricional do País. Estou muito satisfeito com os progressos registados face à situação do ano anterior embora continue consciente das vulnerabilidades dos Pequenos Estados Insulares”, concluiu.

CM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos