Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministro dos Negócios Estrangeiros talibã visita pela primeira vez o Irão

Teerão, 08 Jan (Inforpress) – Uma delegação talibã, liderada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros afegão, visitou hoje Teerão, capital do Irão, sendo esta a primeira deslocação desde que os islâmicos tomaram o poder.

O Irão, à semelhança do resto da comunidade internacional, ainda não reconheceu o novo emirado islâmico formado por talibãs, depois destes terem assumido o poder em meados de Agosto de 2021, após a retirada das tropas americanas.

“A visita tem por objectivo abordar questões políticas, económicas e de migração”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Afeganistão, Abdul Qahar Balkhi, na rede social Twitter, que acrescentou ainda que a delegação talibã, liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Amir Khan Muttaqi já participou numa primeira reunião com autoridades iranianas.

O Irão xiita, que partilha uma fronteira de mais de 900 quilómetros com o Afeganistão, já antes não tinha reconhecido o regime anterior, do grupo islâmico sunita, entre 1996 e 2001.

“Não estamos no ponto de reconhecer os talibãs”, sublinhou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Said Khatibzadeh, em conferência de imprensa que teve lugar esta semana.

Nesta ocasião, exortou os talibãs a esforçarem-se para ganharem a confiança da comunidade internacional.

Os talibãs estabeleceram um governo exclusivamente masculino, compostos quase todos por elementos de etnia ‘pashtun’, e restringiram ainda mais o direito das mulheres trabalharem e estudarem.

O Irão, onde já vivem milhões de afegãos, teme um aumento da chegada de mais migrantes, uma vez que o Afeganistão enfrenta uma das piores crises humanitárias e económicas do mundo.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos