Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministro dos Negócios Estrangeiros garante que Cabo Verde está a negociar com 15 países para ter mobilidade facilitada

Cidade da Praia, 26 Jul (Inforpress) –  O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, garantiu hoje no parlamento que Cabo Verde está a negociar com 15 países para ter mobilidade facilitada, estimando a conclusão das negociações para 2019 e 2020.

Luís Filipe Tavares esclarecia a perguntas dos deputados do PAICV (oposição) que questionaram o anúncio da isenção de vistos para a Noruega e Suíça e que foi, entretanto, desmentido pela representação diplomática da Suíça em Dakar.

O governante revelou que Cabo Verde está a negociar com todos os estados Schengen, mas também com outros países como São Tomé e Príncipe, a Rússia e com a Argentina.

“Vamos assinar com São Tomé e Príncipe nos próximos dias um acordo de isenção de vistos. Estamos a terminar um acordo de facilitação de vistos com a Argentina para várias categorias de passaportes e vamos assinar com a Rússia”, anunciou, assegurando que serão mais de 15 países com os quais os cabo-verdianos poderão ver a sua mobilidade facilitada.

O político fez questão de realçar que ele é “uma pessoa responsável, que sabe o que diz e o que faz e está confiante”.

Portanto, acrescentou, estará no parlamento durante esta legislatura para responder com toda a responsabilidade, porque os cabo-verdianos querem que o seu ministério “trabalhe para que haja mais circulação de pessoas”.

Luís Filipe Tavares ajuntou ainda que normalmente quando se negoceia com países a facilitação de vistos estes são para estadias de curta duração até 90 dias e os acordos são negociados paulatinamente.

O ministro dos Negócios Estrangeiros prometeu voltar à casa parlamentar para dizer aos deputados quais serão os países e que benefícios os cabo-verdianos vão ter com esses acordos.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos