Ministro dos Negócios Estrangeiros afirma que comunidade cabo-verdiana na diáspora está satisfeita com as políticas do Governo

Cidade da Praia, 14 FeV (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, afirmou hoje que a comunidade cabo-verdiana na diáspora está satisfeita com as politicas implementadas pelo Governo, defendendo os interesses daqueles que estão fora de Cabo Verde.

Luís Filipe Tavares fez essas afirmações durante o debate parlamentar, com interpelação ao Governo sobre a mobilidade, circulação e integração.

Na ocasião, o governante apontou que o Executivo assumiu o compromisso de “despartidarizar” as questões relativas às comunidades emigradas, cujo resultados apontam para uma “relação clara, transparente e saudável com todas as associações de cabo-verdianos no exterior”.

Referiu que o Governo está a trabalhar com os países de acolhimento dos cidadãos cabo-verdianos, para ajudar no processo de melhor se inserirem nesses países, destacando algumas áreas como a saúde, a segurança social e o emprego.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, que é também ministro das Comunidades e ministro da Defesa, a política desenvolvida agora visa a preservação da soberania nacional, a promoção e os interesses do país, estabelecendo e o reforço de parcerias estratégicas.

“Estamos a promover a colocação de quadros cabo-verdianos na diáspora em organizações internacionais, como no sistema das Nações Unidas e outras instituições multilaterais de cooperação, nomeadamente a FAO, Banco Mundial, FMI, OMS, CEDEAO e União Africana”, atestou.

Revelou que o Governo está orgulhoso com as políticas voltadas para a comunidade cabo-verdiana na diáspora, reconhecendo ao mesmo que há ainda muito por se fazer.

Por isso, conforme salientou, o Executivo vai continuar a trabalhar com “humildade e sentido de responsabilidade”, para “servir bem” as comunidades aqui nas ilhas e na diáspora.

HR/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos