Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – O ministro do Trabalho dos Estados Unidos da América (EUA), Martin J. Walsh, prometeu hoje, na Cidade da Praia, quando regressar ao seu país, trabalhar com o seu Governo para continuar a estreitar laços com Cabo Verde.
A declaração foi feita pelo ministro norte americano, em conferência de imprensa, à margem da tomada de posse do Presidente da República, José Maria Neves, em que o governo dos EUA esteve representado por uma delegação composta, para além do ministro de Trabalho, Martin J. Walsh, pelo embaixador em Cabo Verde Jeff Daigle, e pelo membro do Congresso dos Estados Unidos, Nova Iorque, Hakeem Jeffries.
“A relação entre os dois países é forte (…). Vou levar o que ouvi hoje à Casa Branca e trabalharmos nas relações existentes. Estamos a estreitar laços e a criar mais oportunidades nessas ilhas”, afirmou.
Outra questão abordada, foi a vacina, em que assegurou que os EUA vão contribuir com mais vacinas, por constactarem que o a pandemia da covid-19 teve grande impacto em Cabo Verde.
A comitiva dos EUA, designada pelo Presidente Joe Biden, teve também encontros com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, com o ministro de Estado, da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, e com o Presidente da República empossado, José Maria Neves.
O objectivo foi o incremento de relações bilaterais entre os dois países, tendo analisado os desafios futuros e abordar matérias relacionadas com investimentos do governo americano em Cabo Verde, designadamente, nos domínios do comércio, segurança e justiça.
O membro do Congresso dos Estados Unidos por Nova Iorque Hakeem Jeffries é descendente de cabo-verdianos.
Inforpress/Fim