Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministro do Mar em Açores para participar em conferência sobre sustentabilidade dos oceanos

Mindelo, 03 Jun (Inforpress) – O ministro do Mar, Paulo Veiga, participa nesta sexta-feira, na  conferência de alto nível sobre investigação e inovação para a sustentabilidade dos oceanos que decorre em Ponta Delgada, nos Açores, informou hoje o Governo.

O governante fará parte do painel ‘Connecting, Acting, Cooperating: What has been achieved?’, enquadrado na conferência de alto nível sobre investigação e inovação para a sustentabilidade dos oceanos, realizado em Ponta Delgada, desde quarta-feira, 02, até esta sexta-feira.

Integrada na iniciativa “The All-Atlantic2021 – All-Atlantic R&I for a Sustainable Ocean”, esta conferência realiza-se, segundo uma nota de imprensa, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em estreita cooperação com a Comissão Europeia, com o objectivo de reforçar a investigação, inovação e cooperação através e ao longo do Oceano Atlântico.

O evento, que reúne ministros, representantes de alto nível e líderes oceânicos, incluindo pesquisadores, jovens, empresários, académicos e sociedade civil, “será uma oportunidade para discutir o progresso da actual cooperação em pesquisa e inovação marinha de todo o Atlântico”, lê-se na nota.

Por outro lado, pretende-se “lançar uma plataforma de doações para todo o Atlântico como uma nova abordagem para a cooperação existente e para fornecer soluções para acelerar as transições gémeas verde e digital, construir uma sociedade mais verde, justa e resiliente”.

“As discussões sobre as novas metodologias de observação oceânica e gestão de ecossistemas associadas aos processos de digitalização representam um importante passo inovador na integração do nexo Oceano-Espaço-Clima-Alimentos, contribuindo para a Sustentabilidade do Oceano”, sublinhou a mesma fonte.

De regresso a Portugal continental, Paulo Veiga assiste no dia 06 à partida da prova regata Ocean Race Europe que tem como destino Alicante, Espanha.

A Ocean Race Europe, que teve início em França fará a sua primeira escala em Cascais, numa versão mais curta da Ocean Race, a regata mundial de circum-navegação considerada a volta ao mundo à vela, cuja próxima edição está prevista para 2022-23, com passagem por Cabo Verde.

Já dia 07, o ministro do Mar participa na cerimónia de apresentação do novo navio da Cabo Verde Interilhas, que carregará o nome da pianista Dona Tututa.

O acto contará ainda com as presenças do ministro das Infraestruturas e Habitação de Portugal, Pedro Nuno Santos, do embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, e do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos.

O navio Dona Tututa encontra-se actualmente no estaleiro Navaltagus, segundo informações do Governo, em fase de conclusão do processo de manutenção das máquinas, bem como o reforço de sistemas de segurança a bordo, nomeadamente, sistemas de incêndio e meios de salvação, adequadas às melhores normas internacionais.

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos