Cidade da Praia, 05 Set (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros adiantou hoje que Cabo Verde levará como tema prioritário os desafios dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento à 78ª Assembleia-geral das Nações Unidas que será realizada entre 19 e 23 de Setembro de 2023.
Rui Figueiredo Soares adiantou esta informação à imprensa, durante a conferência conjunta com a representante permanente dos EUA junto das Nações Unidas, embaixadora Linda Thomas-Greenfield, quando instado sobre as expectativas de Cabo Verde sobre a 78ª Assembleia-geral das Nações Unidas.
“A nossa prioridade estará focada na questão dos pequenos estados insulares em desenvolvimento (SIDS, a sigla em inglês), com os grandes problemas que têm, acabamos de realizar aqui na Praia uma reunião preparatória da 4ª conferência dos SIDS e nesta 78ª assembleia das Nações Unidas”,
Mostrou-se neste sentido expectante de que estas questões também sejam levadas ao conhecimento de todos os que têm que ver com o desenvolvimento sustentável e com as ameaças com que vivem os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento,
Adiantou ainda que está em cima da mesa o tema relativo ao Índice Multidimensional de Vulnerabilidade que, a seu ver, também deve merecer atenção, acrescentando a questão da segurança, da paz e prosperidade no mundo, os ODS, entre outros.
A Assembleia-Geral da ONU é um dos órgãos que compõem as Nações Unidas, sendo o que define as políticas tomadas por essa organização. Esse órgão é considerado igualitário por ser formado pelos 193 países-membros da ONU, sendo que cada um deles tem direito a um voto, independentemente de sua influência internacional.
A Assembleia-Geral da ONU é realizada anualmente na sede da ONU, em Nova York, contando com a presença de inúmeros chefes de Estado e de Governo.
CM/HF
Inforpress/Fim