Ministro destaca importância do projecto belga na melhoria de prestação dos serviços de saúde (c/áudio)

Calheta, São Miguel, 04 Dez (Inforpress) – O ministro da Saúde e Segurança Social considerou hoje “uma mais-valia” o projecto belga que consiste em equipar todos os centros de saúde e hospitais regionais de Cabo Verde com equipamentos hospitalares na melhoria de prestação de saúde.

Arlindo do Rosário falava à imprensa, no final da sua visita à Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), onde passou em revista os equipamentos instalados nos centros de Saúde de Santa Cruz, de São Miguel e do Tarrafal, financiados pelo Governo âmbito do projecto belga estimado em nove milhões de euros (cerca de um milhão de contos).

“São equipamentos que irão permitir uma mais-valia em termos de prestação de serviços nos centros de saúde em termos de diagnóstico, não só em termos maior capacidade de cuidados laboratorial, mas também de raio X, ecografia, saúde oral (estomatologia) e fisioterapia”, concretizou o governante.

Esclareceu que o projecto, cujo processo iniciou-se por Santiago Norte, onde os equipamentos já estão todos “praticamente” instalados e que, de momento, está em curso nas ilhas do Sal e Boa Vista, vai estender-se por todos os demais concelhos do País.

É que, segundo a mesma fonte, o Governo está a equipar todas as estruturas de saúde visando criar as condições para que os pacotes essenciais de cuidados de saúde sejam devidamente realizados.

Na ocasião, o ministro informou que para além desses equipamentos estão a dotar as estruturas de saúde de mais recursos humanos.

“Não basta só colocar equipamentos, convém também trabalhar por forma que haja prestações de serviços nessas áreas. Portanto, estou satisfeito (…)”, declarou Arlindo do Rosário.

Relativamente à RSSN, sublinhou que a mesma tem tido uma boa evolução em termos de cuidados de saúde e não tem dúvida que vai continuar no mesmo caminho, sobretudo, após a instalação desses equipamentos médico-hospitalares.

Durante a sua visita, onde esteve acompanhado do director da RSSN, João Baptista Semedo, Arlindo do Rosário visitou ainda o Posto Sanitário de Cancelo, em Santa Cruz, a ser inaugurado em Janeiro de 2021, juntamente com o Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos e conferiu posse à nova delegada de Saúde do Tarrafal, Meliza Cardoso.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos