Ministro de Estado destaca “resultados muito animadores” na implementação do WebLab em São Vicente

Mindelo, 18 Out (Inforpress) – O ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, garantiu haver “resultados muitos animadores” na implementação do projecto das novas tecnologias, WebLab, nas escolas em São Vicente, em funcionamento desde 2018 e frequentado por mais de mil alunos.

Para este governante, que falava à imprensa numa visita feita à Escola Industrial e Comercial do Mindelo (EICM), onde existe um destes laboratórios, o executivo está a trabalhar para “mudar o perfil dos jovens do país de forma a dominar as novas tecnologias para competir a nível mundial”.

“Estamos a fazer aquilo quer são os objectivos de Cabo Verde como país plataforma e conectado com o mundo e permitir que os jovens nas áreas que escolherem estejam a produzir riqueza para o país, mas sempre em contacto com o mundo”, assinalou, adiantando ser o WebLab uma “prova viva” destes resultados e que, no caso particular de São Vicente, se mostram “muito animadores”.

O projecto de laboratórios digitais entrou em funcionamento na EICM desde 2018 e já foi frequentado, segundo a monitora Nícia Évora, por mais de mil alunos. Neste semestre estão abertos quatro cursos, com a multimédia e criação de páginas web a serem os mais procurados.

O WebLab, conforme o Governo, é uma iniciativa que visa contribuir para a “diminuição da exclusão digital”, facilitando o acesso a equipamento e a conectividade, ao conhecimento e utilização das tecnologias.

Fernando Elísio Freire também visitou na manhã de hoje a Cooperativa Jovem, em Pedra Rolada, e o Centro de Protagonismo Juvenil da Ribeira de Craquinha, duas visitas que o deixaram “muito impressionado” e disposto a reforçar a cooperação entre estes centros e o Governo.

“O apoio que estamos a dar a estes centros será no sentido de reforço e de permitir que, para além da integração, haja também no futuro jovens que tenham valores muito fortes para uma sã convivência numa sociedade”, reiterou.

Um apoio que o responsável do centro em Ribeira de Craquinha, Elton Delgado, espera mesmo receber para poderem continuar a fazer as suas actividades, entre as quais música, desporto, teatro, e que têm mantido a “casa cheia” e ocupados cerca de 60 crianças e mesmo número e jovens todos os dias.

O ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros e ministro do Desporto, prevê visitar ainda na tarde de hoje, em São Vicente, o Centro de Emprego e Formação Profissional, a fábrica Afropan e o Jardim Infantil Caty Cruz.

LN/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos