Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministro de Agricultura participa na 35ª reunião da Rede de Prevenção de Crises Alimentares

Cidade da Praia, 03 Abr (Inforpress) – O ministro da Agricultura e do Ambiente Gilberto Silva participa na 35ª Sessão Ordinária da reunião anual da Rede de Prevenção das Crises Alimentares (RPCA) no Sahel e África Ocidental, que está a decorrer em Bruxelas, Bélgica.

Segundo o comunicado de imprensa enviado à Inforpress, o encontro deste ano realiza-se sob o lema “Alimentação e Agricultura em tempos de crise”, e contará com a participação de todos os membros da RPCA.

A reunião tem como objectivo examinar os resultados definitivos da campanha agro-silvo-pastoril 2018-19 e avaliar os planos de resposta implementados, para fazer face às situações de crises alimentares, decorrentes dos resultados agrícolas no Sahel e na Africa Ocidental.

De acordo com a nota, na agenda do debate serão debatidos temas relacionados com a disponibilidade e fiabilidade de informação da metodologia do Quadro Harmonizado e a abordagem de género.

Em discussão, acrescentou a mesma fonte, estarão também as questões sobre a avaliação da Carta de prevenção e gestão das crises alimentares, bem como a análise da situação alimentar e nutricional nos 17 estados membros da CEDEAO, do Comité Permanente Inter-Estados de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS) e União Económica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA).

Espera-se com esta sessão calcançar os objectivos delineados e que as recomendações a sair do encontro possam melhorar a assistência das populações vulneráveis afetadas pela seca.

A Rede de Prevenção das Crises Alimentares (RPCA), que integra todos os membros da CEDEAO, criada a partir de 1984, com forte apoio técnico e financeiro do Clube do Sahel, constitui uma plataforma internacional de concertação e de coordenação das intervenções no domínio da segurança alimentar e nutricional no Sahel e África Ocidental.

A Rede tem como objectivo maior promover o diálogo e a coordenação e construir uma visão coerente e consensual da situação alimentar e nutricional da região, facilitando assim a tomada de decisões em matéria de segurança alimentar.

A reunião anual Rede de Prevenção das Crises Alimentares (RPCA) termina no próximo dia 05 de Abril.

CM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos