Cidade da Praia, 08 Set (Inforpress) – O ministro das Comunidades, Jorge Santos, inicia a partir de domingo, 10, uma visita ao Brasil, numa missão enquadrada na IV edição da Gala Cabo Verde de Sucesso, previsto para Novembro, no Rio de Janeiro.
De acordo com uma nota de imprensa, a IV edição da referida gala tem por objectivo primordial reconhecer o mérito das comunidades cabo-verdianas residentes nas Américas do Norte e do Sul, com particular enfoque no Brasil, Argentina, Estados Unidos e Canadá.
A iniciativa visa igualmente valorizar o seu potencial económico, social, cultural, intelectual e profissional, na sua relação com o País de origem e ser um espaço privilegiado de promoção de Cabo Verde e de celebração da cabo-verdianidade em toda a sua dimensão.
A mesma fonte informa ainda que no âmbito da sua missão o ministro Jorge Santos visitará as comunidades cabo-verdianas residente no Brasil, nomeadamente no Estado de Pernambuco, onde manterá contacto com a comunidade cabo-verdiana residente em Recife, com particular destaque para o município de Vitória de Santo Antão.
Ademais, o responsável pela pasta das Comunidade terá encontros com o prefeito do referido município e com a governadora do Estado, Raquel Lyra, acrescentando, por outro lado, que o Jorge Santos terá encontros oficiais em Brasília e no Rio de Janeiro, nomeadamente com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, o governador e o prefeito do Rio de Janeiro.
O governante efectuará, de igual modo, visitas a diferentes instituições privadas, como Universidade Fluminense do Rio de Janeiro, onde terá um encontro de trabalho com o reitor dessa instituição de ensino superior.
Foram já realizadas três edições da Gala Cabo Verde Sucesso entre 2017 e 2019, sendo nos EUA, em 2017, em Portugal, 2018, e no Senegal, em 2019, abrangendo as comunidades cabo-verdianas residentes nos Estados Unidos da América e nos continentes europeu e africano, respectivamente.
CM/AA
Inforpress/Fim