Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministro da Saúde defende “justiça e equidade” no acesso aos cuidados de saúde para todos

Praia, 07 Abr (Inforpress) – O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, defendeu hoje que o acesso e a equidade aos serviços da saúde devem ser “justa, equitativa e para todos”, devendo as desigualdades ser “prevenidas e combatidas”.

Arlindo do Rosário falava durante o ateliê realizado no âmbito do Dia Mundial da Saúde, assinalado hoje, e este ano sob o lema “Construindo um mundo mais justo e saudável”.

“Envidar todos os esforços necessários para que todas as pessoas tenham acesso justo e equitativo aos serviços da saúde que precisam quando e onde precisamos”, defendeu o ministro.

Segundo o governante, as desigualdades muitas vezes determinam que algumas pessoas possam ter “um acesso justo e adequado” aos serviços de saúde, enquanto outras, “a nível mundial, possam ver este acesso limitado ou dificultado pela sua posição, estatuto e voz na sociedade, e devido às condições que nascem, crescem e vivem”.

Entretanto, considerou que esta situação não é apenas “injusta”, mas “pode e deve ser prevenida e combatida”para que todos tenham acesso “justo e equitativo lá onde estiverem”.

Neste contexto de “crise sanitária”, Arlindo do Rosário insta os profissionais da saúde a continuarem a se envolver como “agentes de mudanças” para se alcançar maior qualidade de saúde.

Por outro lado, o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde, Hernando Agudelo, salientou que o país tem indicadores de saúde que são “bastante bons”, em termos dos serviços primários e secundários, com resultados “visíveis” na qualidade de vida da população.

Hernando Agudelo acredita, entretanto que, apesar disso, “há ainda trabalho a ser feito” no que respeita à insuficiência dos recursos humanos, ao nível de tecnologia e evacuações para o exterior.

CS/JMV
Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos