Ministro da Educação enaltece implementação de políticas sociais no ensino

Cidade da Praia, 08 Jan (Inforpress) – O ministro da Educação, Amadeu Cruz, enalteceu hoje, em Pico Leão, a importância da implementação das políticas sociais para que as crianças continuem a ter refeições quentes nas escolas, isenção das propinas, “kits” e transporte escolar.

Durante a sua visita ao concelho da Ribeira Grande de Santiago, onde manifestou a solidariedade do Governo para com as crianças e auscultou os professores, Amadeu Cruz destacou políticas para a construção de uma Nação, cada vez mais coesa, não obstante a situação da dificuldade evidenciada pela pandemia da covid-19.

Na escola de Pico Leão, localidade mais afastada do centro, fez questão de transmitir aos alunos, aos trabalhadores e à comunidade a sua satisfação pelo cumprimento das regras de saúde pública, sanitárias e de higiene, visando combater a propagação do novo coronavírus, no quadro de “uma governação, cada vez mais, de proximidade”.

“Nesta escola, as normas relativas à higienização, à instalação sanitária, à disponibilidade de água e de álcool-gel e a medição de temperatura estão sendo observadas e os alunos e professores estão a utilizar as máscaras”, observou.

O governante defendeu que cabe às autoridades cabo-verdianas passar uma esperança e confiança no futuro às crianças, enquanto futuro do país, tendo acrescentado que para além da implementação das políticas sociais, os trabalhos para a remodelação das escolas e instalações sanitárias são importantes.

Isto por entender que, com a criação das condições de dignidade, fará com que as crianças de hoje tenham uma vida futura melhor para o país e manifestou a sua convicção em como estão dados passos seguros para vencer os desafios.

“Queremos transmitir essa confiança aos alunos e professores. Esta é a nossa perspectiva, a nossa lógica de enquadramento desta visita, de partilha e de proximidade para transmitir confiança a esperança de que a situação que vivemos hoje vai estar melhor daqui a algum tempo”, afiançou.

A estada da tutela da Educação no concelho da Ribeira Grande de Santiago, que esteve acompanhado do presidente da câmara municipal anfitrião, Nelson Moreira, prossegue com visita às escolas de Tronco e Belém, além da inauguração das obras de requalificação da Escola Básica de Salineiro e visita à escola secundária do município.

Inauguração das obras de reabilitação da escola de Lém Dias, encontro com directores dos agrupamentos e coordenadores concelhios são outros pontos da agenda desta deslocação que culmina com visita à escola da Trindade, na Cidade da Praia.

SR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos