Ministro da Economia e Emprego representa Cabo Verde na Reunião da OMT em Adis Abeba, Etiópia

 

Cidade da Praia, 19 Abr (Inforpress) – O ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, representa Cabo Verde, na 59ª Reunião da Comissão Regional para a África da OMT, a decorrer de hoje a sexta-feira,21, em Adis Abeba, na Etiópia.

De acordo com uma nota do Governo, a Reunião da Organização Mundial do Turismo (OMT), que tem como lema “Ano Internacional do Turismo Sustentável”, discute esta manhã dois temas “candentes e de enorme importância” para esta organização.

Inclusão social, o emprego e redução da pobreza, no primeiro painel, e a problemática da eficiência dos recursos, protecção do ambiente e mudança climática, no segundo painel são os temas que vão estar em discussão.

Informa a mesma nota, que a abertura desse encontro será presidida pelo secretário-geral da OMT, o jordano Taleb Rifai, que não irá se recandidatar nas eleições de Maio próximo, no qual estão posicionados sete candidatos (dois de cada um dos continentes africano, europeu e americano mais a sul-coreana – por sinal a única mulher -, Young-shim Dho).

Para esta quinta-feira, 20, será também discutido, num dos hotéis da capital etíope, como atrair os asiáticos para o continente africano, mais propriamente os chineses, tendo em conta que apenas três por cento (%) dos 47 milhões de turistas que visitam a África anualmente provém da Ásia.

Avança ainda a mesma fonte que, paralelamente a esta reunião, José da Silva Gonçalves vai aproveitar esta oportunidade na Etiópia para granjear apoios junto das delegações dos outros países africanos no certame, principalmente dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e dos vizinhos da sub-região africana.

O ministro da Economia e Emprego fez-se acompanhar nessa deslocação á Etiópia do director-geral do Turismo e Transportes, Carlos Gomes dos Anjos.

Segundo dados da OMT, a China é actualmente o maior emissor de turistas do mundo. Só no ano passado foi responsável por 135,1 milhões de viajantes, sendo o país que mais contribuiu para que em 2016 o sector tivesse registado um novo recorde histórico.

Os turistas chineses são também considerados os mais gastadores quando visitam os outros países do globo. Só no ano passado, deixaram cerca de 246 mil milhões de euros nas suas viagens.

Cabo Verde apresentou recentemente a sua candidatura para o Conselho Executivo da OMT, eleição marcada para acontecer entre os dias 04 e 09 de Setembro do corrente ano, no decorrer da 22ª Assembleia-Geral da Organização, marcada para Chengdu, China.

FM/ZS

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos