Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governante português em Cabo Verde para identificar mais oportunidades de cooperação entre os dois países

Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress) – O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital de Portugal, Pedro Siza Vieira, reuniu-se hoje com os empresários portugueses residentes em Cabo Verde para auscultar as suas potencialidades económicas e produtivas e as áreas de apoio.

Em declarações à imprensa, Pedro Siza Vieira disse que o governo português, no quadro do programa, tem procurado estar próximo das empresas portuguesas e dos locais onde elas se localizam para identificar as áreas de actividade que o seu país pode ajudar a melhorar.

“Venho ouvir, perceber como é que para as empresas portuguesas, o Estado português e as instituições do Ministério da Economia podem apoiar nas suas actividades, venho também identificar mais oportunidades de cooperação e de investimento português aqui na região e aprofundar, de uma maneira geral, a cooperação entre os dois países”, disse.

O governante português acrescentou que durante a sua estada em Cabo Verde irá, igualmente , manter contacto ao nível do Governo e do Banco de Cabo Verde para analisar o ponto de situação das relações económicas entre os dois países.

Apontou ainda a questão da mobilidade no espaço lusófono como um dos temas que merecerá atenção nesta visita a Cabo Verde, salientando que do ponto de vista político, o acordo de mobilidade é muito importante na concretização dos objectivos de integração dos países de língua portuguesa.

Já do ponto de vista económico, realçou, a entrada em vigor do referido acordo é muito significativa para os dois países, isto porque, lembrou, há uma grande comunidade cabo-verdiana em Portugal, e estudantes cabo-verdianos nas instituições portuguesas do ensino superior.

“Gostaríamos de aprofundar isto e eu suponho que este acordo nos vai permitir melhor acentuar a circulação dentro deste grande espaço lusófono e permitir-nos trabalhar e circular de uma forma mais aberta”, declarou.

Pedro Siza Vieira destacou, por outro lado, a “forma acelerada” como Cabo Verde está a fazer a transição digital, indicando que o sector da Economia Digital e possibilidades de cooperação com Cabo Verde serão abordados no encontro com o seu homólogo cabo-verdiano.

“Cabo Verde está a fazer uma transição digital tão acelerada. Há motivos evidentes de colaboração, agora que temos o Ellalink que já liga não só Portugal e Cabo Verde mas também constitui ligação directa a América do Sul. Estamos a tentar desenvolver em Portugal uma plataforma à volta dos serviços digitais e das tecnologias de informação e comunicação como também julgo que em Cabo Verde possa suceder”, asseverou.

CM/JMV
Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos