Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas entrega “Barku d’Speransa em Alto Safende

Cidade da Praia, 11 Mar (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), Abraão Vicente, visitou hoje a localidade de Alto Safende e entregou um “Barku despensa”, que segundo o mesmo simboliza “a paz e a união “.

O “Barku d’ Speransa” foi apresentado como um símbolo da resiliência do povo cabo-verdiano e representação de uma das paixões e desígnios nacionais, designadamente a pesca, o mar e a emigração.

Construído em aço metálico, este simboliza a força e a resiliência dos pescadores cabo-verdianos.

Na ocasião, Abraão Vicente explicou que quando pensaram nesse barco a ideia era coloca-lo no centro do Platô, para que nos dias do namorados os casais ou os amigos pudessem ir lá e fazer as suas alianças de amor e amizade, colocando um cadeado.

“Depois pensamos, e porque não colocar numa comunidade que tem estado a fazer um trabalho de paz e amizade junto com as pessoas do bairro? Foi aí que surgiu a ideia de falar com o Dino e ele nos sugeriu para colocar o barco no Alto Safende”, explicou.

O governante acrescentou ainda que a ideia surgiu através de uma ponte existente em Paris (França), onde todos os casais que ali vão usam um cadeado para selar o seu amor.

“Aqui, como não temos uma ponte para fazer isso, fizemos um barco que vai viajar para todas as localidades da cidade da Praia, cujo começo dessa viagem é nesse bairro e depois o navio irá para todas as zonas que solicitarem”, declarou.

O ministro assegurou que o barco é do bairro de Safende, contudo, irá para todas as localidades que assim desejar, mas depois de alguns dias volta à localidade de origem.

“Hoje esse barco está sem nenhum cadeado, como um esqueleto, mas daqui a alguns anos ele ficará como uma escultura cheia de cadeados ou objectos que simbolizam união e a paz”, prognosticou.

“É uma coisa simbólica, a nossa ideia é fazer com que esse barco navegue por todas as localidades da Praia, mas se outras ilhas o desejarem, também mandamos, porém com a ideia de que foi a localidade de Safende que está enviar um símbolo de paz e amizade para todo o resto de Cabo Verde”, concluiu.

DM/JMV

Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos