Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministro da Cultura assiste estreia do espectáculo “KastroKriola” em Portugal

Mindelo, 08 Jun (Inforpress) –  O ministro da Cultura, Abraão Vicente,  desloca-se a Portugal onde vai assistir  a estreia, na quinta-feira, 10, o espectáculo “KastroKriola”, do dramaturgo cabo-verdiano Caplan Neves, no Mosteiro de São Bento da Vitória, na cidade do Porto. 

Através de uma nota enviada à Inforpress, o  Ministério da Cultura informa que a peça é uma adaptação da original “Castro”, de António Ferreira, escrita em 1598.

O espectáculo, indica a mesma nota,  é a concretização de um projecto “muito relevante” para a internacionalização do teatro cabo-verdiano e cria acções conjuntas no âmbito da produção e exibição das artes cénicas, formação e pesquisa teatral, assinado em 2019 entre os governos de Cabo Verde e Portugal, através da tutela da cultura.

“Para a concretização desta peça, estiveram em residência artística de sete actores cabo-verdianos Benito Lopes, Deka Saimor, Emerson Dias, Hugo Paz, Lisa Reis, Milanka-Vera-Cruz e Milton Fonseca e dirigido pelo director artístico do TNSJ, Nuno Cardoso”, lê-se no documento, que informa que a ida do governante a Portugal acontece “no âmbito do acordo de cooperação entre entres os  ministérios da Cultura dos dois países com o Teatro Nacional São João (TNSJ)”.

Ainda em Portugal, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas irá reunir-se com a homóloga, Graça Fonseca, e com artistas cabo-verdianos.

Na agenda, constam ainda visita de cortesia e encontro de trabalho com a Associação Cabo-verdiana de Lisboa, tertúlia, visita à obra de reabilitação do TNSJ e às produtoras Klassik, Broda Music e um encontro de trabalho sobre o Plano Nacional de Leitura.

CD/AA 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos