Ministro da Cultura abre formação para jovens líderes do bairro de Safende

Mindelo, 17 Jan (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, preside, na segunda-feira, uma formação em técnicas de Gestão de Museu e de Património Cultural direccionada a jovens líderes do bairro de Safende.

Em nota, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) explicou que a formação acontece na Kaza di Amizade (Casa de Amizade), em Safende, no âmbito de uma parceria entre o Instituto do Património Cultural (IPC), através da Direcção dos Museus e a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS).

“A formação é destinada a 15 jovens líderes e voluntários comunitários e será ministrada por técnicos e especialistas do IPC e acontece em 10 dias (18 e 29 de Janeiro)”, lê-se na nota.

Segundo o MCIC, a formação tem como objectivo a “capacitação das entidades comunitárias em técnicas de gestão de museus e do património cultural para uma melhor compreensão do património cultural, e em particular dos museus como ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento comunitário”.

Esta acção, acrescentou, “serve como base de uma primeira abordagem participativa e inclusiva para a concepção do Museu Comunitário de Safende, cuja iniciativa parte da própria comunidade, consciente do potencial social do bairro e da cultura factor de resiliência e transformação social”.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos